Blockchain é destaque na China após declarações do Presidente Chinês

Blockchain é destaque na China após declarações do Presidente Chinês

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Muitos países estão acelerando o seu desenvolvimento utilizando o blockchain. A China, país com uma das maiores economias do mundo, não quer ficar para trás e está construindo uma boa base no campo da tecnologia. O presidente do país asiático, Xi Jinping, disse, na sexta-feira (25), que a adoção do blockchain é como um avanço importante para a inovação independente dos principais desenvolvimentos.

O presidente chinês enfatizou a importância da China assumir a posição de liderança no campo emergente do blockchain.

“Devemos considerar o blockchain como um avanço importante para a inovação independente das principais tecnologias, esclarecer as principais direções, aumentar o investimento, focar em várias tecnologias principais e acelerar o desenvolvimento do blockchain e da inovação industrial.”

Xi Jinping apontou que os departamentos relevantes e seus líderes responsáveis devem prestar atenção nas coisas como são e à tendência do desenvolvimento do blockchain, melhorar a aplicação e o gerenciamento dos recursos da tecnologia e permitir que ela construa um poder de rede, desenvolva a economia digital e promova o desenvolvimento econômico e social.

Após as declarações de Jinping, alguns sites veicularam que o China Merchants Bank fez um investimento na BitPie, startup que oferece uma carteira de Bitcoin e que tem a maior parte de seus usuários na China.

Embora a notícia não tenha sido confirmada pelo banco ou pela empresa esse fato é algo que realmente deve chamar a atenção do mercado de criptoativos.

O China Merchants Bank possui mais de quinhentas filiais na China continental e uma em Hong Kong. Logo, nota-se que é uma instituição financeira com grande potencial e já consolidada no país asiático.

Outros destaques positivos após as declarações de Xi foram as valorizações da Meitu e da Pantronics Holdings. As ações da Meitu, empresa editora de fotos que está trabalhando em um reconhecimento facial baseado em blockchain, valorizaram em 31%. A Pantronics Holdings, empresa adquirida pela exchange Huobi, teve uma valorização de 62%.

O analista de ações da Dongwu Securities, Pan Shaochang, afirmou que as últimas altas nos setores de blockchain aconteceram por causa de Xi. Shaochang disse que o potencial de crescimento é enorme. Contudo, segundo ele, a conversa sobre blockchain é conceitual. Ainda há um longo caminho a percorrer para concretizá-lo ao nível individual e empresarial.

É importante observar que mesmo com todo o entusiasmo em volta do blockchain e de analistas afirmarem que a tecnologia pode ajudar a China a superar problemas endêmicos de confiança fornecendo um apontamento de registros não-justificáveis para as cadeias de suprimentos de tudo, Pequim não indicou que haveria alguma diminuição na proibição de criptoativos.

 

Clique aqui para ler: Bakkt pretende lançar aplicativo para clientes varejistas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: