Blockchain da criptomoeda NEM pode tornar-se centralizada após ataque a exchange Coincheck

Blockchain da criptomoeda NEM pode tornar-se centralizada após ataque a exchange Coincheck

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A NEM Foundation está desenvolvendo um mecanismo para rastrear e marcar automaticamente os tokens XEM para evitar ataques de hackers, semelhante ao que a exchange japonesa Coincheck sofreu recentemente. Os analistas estão convencidos de que isso terá um impacto extremamente negativo no ecossistema, eliminando a característica de permutabilidade dos tokens XEM e tornando a rede inútil do ponto de vista econômico.

O objetivo dos desenvolvedores é tornar os tokens roubados pelos hackers inúteis, cujo montante total é de 5% de todos os tokens XEM. Assim, os invasores não poderão vendê-los em exchanges, porque os sites saberão que os tokens são transferidos de um endereço associado a hackers.

Mas para os especialistas que essa descisão é contrária a idéia de descentralização da rede, uma vez que a Fundação NEM e a criptomoeda poderão distinguir os tokens marcados de todo o restante, bem como decidir se os aceitam ou não.

As exchanges serão capazes de identificar quais tokens XEM estão envolvidos em atividades ilegais, embora isso possa não ser verdade. Como resultado, o XEM perderá a propriedade de permutabilidade, que é a principal característica das criptomoedas.

Esse procedimento empregado pela Fundação NEM indica controle centralizado sobre a blockchain, o que contradiz o conceito original da tecnologia.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/