Bitwise reforça: Apenas 10 exchanges possuem volume real em negociação e Bitcoins

Bitwise reforça: Apenas 10 exchanges possuem volume real em negociação e Bitcoins

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em março desse ano, a Bitwise Asset Management divulgou um relatório que afirmava que apenas 10 entre as 83 exchanges que foram pesquisadas tinham volume real. Os números apresentados mostravam que apenas 95% de toda a negociação à vista de Bitcoin é real.

No dia 24 de maio, a Bitwise entregou um novo relatório para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que reforça a sua afirmação, dizendo que os dados se mantêm, com apenas 10 exchanges apresentando volume real nas suas transações de Bitcoin. Vale ressaltar que o relatório deixou de fora todas as exchanges da Coréia do Sul.

O relatório atestou que o mercado à vista do Bitcoin é muito menor do que que a concepção pública nos faz acreditar. Segundo o relatório apenas $554 milhões dos $11 bilhões do volume são verdadeiros.

Ou seja, os 2 meses entre um relatório e outro não foi tempo o suficiente para as exchanges passarem a adotar uma postura mais honesta em relação ao volume de negociações.

Segundo o relatório, as 10 exchanges que possuem volume real ainda são as mesmas do primeiro documento:  Binance, Bitfinex, Coinbase, Kraken, Bitstamp, bitFlyer, Gemini, itBit, Bittrex e Poloniex.

De acordo as informações da Bitwise, o preço do BTC nas 10 exchanges com volume real, quando analisado diante do preço consolidado, mostra uma tendência em baixa, indicando muito mais eficiência em arbitragem entre as exchanges.

O relatório também informa que a grande maioria do volume real vem dos EUA, onde a regulamentação é bem mais forte e consequentemente inibe as exchanges de cometerem qualquer tipo e fraude em seus dados.

Porém, apesar das “mentiras” a Bitwise traz a noção de que, como o mercado é bem menor do que realmente demonstra, ele pode se tornar muito mais eficiente ao ser devidamente regulado para evitar números falsos.

Outro dado interessante apontado no documento é que o Mercado de Futuros de Bitcoin está crescendo constantemente, porém com uma maior integridade nos dados revelados sobre as transações

Em sua conclusão a Bitwise diz:

“Em tempos de mudanças rápidas a percepção das pessoas geralmente é ancorada no passado. Pessoas que leem sobre o Bitcoin hoje ainda pensam na Mt.Gox, quando elas deveria estar pensando na Fidelity, Eles pensam sobre a Silk Road, quando deveriam pensar sobre a Whole Foods. Essa ancoragem vestigial se torna ainda pior com a baixa qualidade dos dados que permeiam grandes partes do ecossistema do Bitcoin, o que cria a percepção de um mercado ineficiente, caótico e propenso a problemas.”

Veja também: Hackers atacaram instituições governamentais nos Estados Unidos