Bitmixer.io: Serviço popular de “anonimizar” transações de bitcoin, encerra atividades

Bitmixer.io: Serviço popular de “anonimizar” transações de bitcoin, encerra atividades

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os usuários que procuram uma maneira de tornar anônimos as transações de bitcoins tem que buscar diversos meios para tal. Na maioria dos casos, a maneira mais fácil de fazer isso é usando um “misturador”. A questão é que o Bitmixer.io, o maior misturador Bitcoin do mundo, vai cessar as operações. Não está claro se isso tem alguma coisa a ver com sua ligação com a AlphaBay, que recentemente ter saido do ar. (veja aqui)

Esta notícia vem como uma surpresa para toda a comunidade. O BitMixer.io tem sido por muitos anos o maior plataforma que oferece esse serviço, pois é um dos poucos fornecedores confiáveis. A empresa foi projetada de tal forma que proporcionar a todos os usuários de Bitcoin maior privacidade.

Os serviços de “mistura” têm obtido uma péssima reputação ao longo dos últimos anos, tendo sido associado como um facilitador para a atividade criminosa na internet, principalmente através da darknet. Os usuários de mercados darknet como o AlphaBay utilizavam o serviço do BitMixer quando queriam remover qualquer rastro de seus bitcoins antes de fazer uma transação na plataforma. É possível que esta ligação possa ter chamado a atenção das mesmas autoridades que fecharam o Alphabay.

O encerramento da plataforma foi anunciado no Bitcointalk. Mesmo a empresa obtendo bons lucros, o serviço será encerrado imediatamente. O anuncio claramente assustou os usuários, mas não é fim do mundo, o bitcoin não depende da darknet para ser um grande sucesso e também há ainda outros serviços de mistura em operação.

Em 2015, o fundador da plataforma mencionou que processou mais de 65.000 BTC em um mês. Se realmente estiver correto, o fluxo de usuários terá que procurar outros serviços, o que favorecerá as pequenas plataformas de “mixer”. Caso contrário, se os usuários começarem a usar um criptomoeda alternativa, como Monero ou Dash, essas altcoins pode ter um aumento expressivo no preço.

Na verdade o administrador do BitMixer reconhece que outras moedas são mais adequadas para transações darknet. A Dash e ZCash têm características de privacidade e anonimato inerentes que são mais benéficos na condução dos negócios ilegais online. O Bitcoin nunca foi projetado para ser usado desta maneira, será interessante ver o desligamento do BitMixer afetará os mercados darknet ao longo dos próximos meses.

Até agora, a comunidade Bitcointalk não está muito satisfeito com esta decisão, o que é compreensível. Ter menos misturadores pode diminuir a qualidade do serviço e torna-lo mais centralizado. Além disso, existem poucos misturadores confiáveis. O boatos em torno desse assunto é que o administrador apenas fechou a plataforma, por que percebeu que o bitcoin está no caminho para se tornar uma moeda “legalizada” em muitos países e não pode estar ligado a atividades duvidosas.

Receba notícias diárias sobre Criptomoedas:
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/guiadobitcoin

Via: bitcoininsider.com

Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin