Bitmain lança o Antminer R4, com hardware mais potente e criado para minerar Bitcoin em casa

Bitmain lança o Antminer R4, com hardware mais potente e criado para minerar Bitcoin em casa

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O fabricante de hardware de mineração Bitmain revelou recentemente o seu mais recente equipamento de mineração: o Antminer R4. Esta máquina tem como objetivo trazer de volta a mineração de bitcoin de forma caseira. Disponíveis para compra em 29 de agosto, a Bitmain afirma que o lançamento vai fazer a R4 um dos chips de mineração de bitcoin mais eficientes do mundo, no mercado de consumo.

antminer-r4-mineracao-caseira-bitcoin

A mineração doméstica de Bitcoin havia ficado obsoleta por alguns anos, até agora.

Entre 2010 até cerca de 2013, a mineração caseira era uma grande coisa, até que a crescente dificuldade e custos tornaram-se em grande parte o processo inacessível para ser executado por equipamentos de mineração em pequena escala.

Para manter o ritmo com dificuldade crescente, mineradores como Artforz construíram fazendas mineradores com GPU grandes, o que tornou-se uma porção considerável de hashrate da rede. Depois, com o passar do tempo, circuitos integrados de aplicação específica (ASIC) chegaram ao mercado e proliferaram em todo o mundo a mineração bitcoin. Mineradores industriais, aproveitando-se de suas economias de escala, compraram mineradoras ASIC em massa, tornando a dificuldade original até o ponto onde a mineração caseira tornou-se muito cara para valer a pena.

antminer-r4-mineracao-bitcoin

No entanto, a Bitmain acredita que o novo Antminer R4, com seus chips 16nm, vai reviver o setor amador do mercado.

A Bitmain afirma que o R4 irá reduzir significativamente os custos de eletricidade, diminuindo o consumo de energia de 845W em uso. Os clientes que comprarem o novo hardware minerador devem ter uma hashrate de 8,6 TH/s.

Juntamente com a nova máquina, a empresa sugere comprar a nova fonte de alimentação APW5 2600W para colher recompensas, otimizando ainda mais os custos.

Em relação ao chip de mineração do R4, o site da Bitmain afirma:

O BM1387 ASIC Chip é o primeiro chip de mineração Bitcoin do mundo ASIC baseada no nó de processo 16nm. O chip de BM1387 da Bitmain é construído usando tecnologia de 16nm FinFET da TSMC e, entregando um recorde de 0,098 J/GHS e é o chip de mineração bitcoin mais eficiente do mundo. Cada Antminer R4 emprega 126 chips  para entregar mais hashrate e eficiência do que qualquer hardware minerador bitcoin, exceto o Antminer S9.

Preço do Antminer R4 foi revelado e as vendas começaram

antminer-s4-comprar

As vendas do Bitmain Antminer R4 já começaram, e está custado atualmente $ 1.395,00, o que convertido em Real na cotação de hoje (29/08) daria aproximadamente R$ 4.159,00 + taxas de importação e encargos. Vale lembrar que o equipamento também é vendido em Bitcoins, custando no momento da postagem, o valor de 2,441 BTC. O R4 terá um grande fator decisivo na viabilidade da máquina para casa ou amadores de mineração. As especificações do produto são essas:

  • Hash Rate: 8.6TH/s (Variation of ±5% is expected)
  • Power Consumption: 845W +9% at the wall (with Bitmain’s APW5 PSU, 93% efficiency, 25°C ambient temp)
  • Power Efficiency: 0.1 J/GH +9% at the wall (with Bitmain’s APW5 PSU, 93% efficiency, 25°C ambient temp)
  • Noise level: 52dB (at an ambient temperature of 35°C)
  • Chip quantity per unit: 126 x BM1387
  • Rated Voltage: 11.60 ~13.00V
  • Product size: 515mm (L) x 100mm (W) x 222mm (H)
  • Package size: 610mm (L) x 215mm (W) x 340mm (H)
  • Operating Temperature: 0°C to 40°C
  • Network Connection: Ethernet

Para mais informações ou compra, clique aqui.

A Bitmain foi fundada em 2013 e tornou-se um dos fabricantes de hardware de mineração mais respeitáveis na indústria. A empresa está sediada em Pequim e tem escritórios em San Francisco, Tel Aviv, Hong Kong, Chengdu e Shenzhen. Jihan Wu, co-fundador da Bitmain, diz que o crescimento da empresa ao longo dos últimos anos prova que “ainda é crescente a demanda neste setor e o uso bitcoin vai continuar a crescer.”

Participe de nossa pesquisa abaixo sobre a mineração doméstica de Bitcoin: