Bitfinex e OKEx sofrem ataque de DDoS

Bitfinex e OKEx sofrem ataque de DDoS

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

As corretoras são algumas das peças mais importantes para o ecossistema de criptomoedas. Elas são responsáveis por grande parte da movimentação das moedas e até mesmo possuem a custódia de milhões nesses tokens. Porém, elas não estão completamente seguras e não devem ser totalmente confiadas. A Bitfinex e a OKEx sofreram um ataque de DDoS e apesar do dinheiro dos investidores não ter sido prejudicado, a situação levanta uma importante questão sobre a segurança dessas plataformas.

As corretoras de criptomoedas OKEx e Bitfinex sofreram um ataque de negação de serviço (DDoS) nessa sexta-feira, 28. Ambas as exchanges confirmaram que após uma breve manutenção, o problema foi resolve e que nenhum valor foi roubado durante os ataques. Mas, claro, essa movimentação despertou a atenção da comunidade de criptomoedas.

A OKEx e Bitfinex são duas grandes corretoras do setor e possuem uma grande quantidade de criptomoedas em custódia e várias ordens em seus livros.

O primeiro ataque aconteceu na OKEx nas primeiras horas dessa sexta-feira. Em resposta a corretora anunciou uma suspensão temporária das negociações de contratos derivativos no começo dessa manhã. Mas após a breve pausa todas as negociações voltaram ao normal.

Jay Hao, o CEO da OKEx, disse que a exchange sofreu de um ataque de DDoS em larga escala, mas que o suporte técnico foi capaz de identificar e parar o ataque antes que qualquer cliente fosse afetado. Em um post no Weibo, a maior rede social chinesa, Hao disse que acredita que os “competidores” da OKEx estavam por trás do ataque.

 

Comprar Ethereum no Brasil – Método Fácil

 

Algumas horas após a OKEx ter resolvido o problema, foi a vez da Bitfinex sofrer um ataque similar.

Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex, disse que a corretora sofreu um “ataque de DDoS muito sofisticado”.

“Hoje nós fomos alvo de um ataque de DDoS muito sofisticado. Todo o time da Bitfinex trabalhou duro para aniquilar completamente o ataque em um curto período de tempo. Todos os saldos permaneceram seguros durante todo o ataque e a alta performance de trading está completamente de volta.”

Ardoino também afirmou que os ataques altamente sofisticados demonstram um alto nível de preparo e premeditação dos atacantes. Mas ele afirmou que os níveis de segurança da Bitfinex impedem que esses ataques possam afetar a plataforma de forma significante.

Ainda assim, vale sempre o bom e velho ditado: Exchange não é carteira.

Veja também: Ripple não consegue cancelar processo movido contra XRP

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: