Joe Lubin: “Bitfinex é uma bagunça que não vai melhorar”

Joe Lubin: “Bitfinex é uma bagunça que não vai melhorar”

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Joseph “Joe” Lubin, cofundador do Etherum e CEO da Consensys, apareceu aqui no Guia do Bitcoin ainda nessa semana depois de algumas críticas pessimistas em relação ao TRON e ao EOS. Agora, ele falou (também com bastante pessimismo), sobre a atual situação da plataforma de negociação Bitfinex, que se envolveu em uma polêmica com a Tether. As informações são da Bloomberg.

Falando na conferência Fluidity Summit, Lubin disse que a situação da Binance “é uma grande bagunça que provavelmente não vai melhorar. A Tether é importante para o nosso ecossistema, porque está sendo usada por diferentes instituições para efetivar um trading mais fluído.”

Porém, Lubin notou que o turbilhão de confusões que cercam o Tether e a Bitfinex (companhias que compartilham o mesmo CEO) poderia ser uma força para motivar o crescimento de outras stablecoins.

“Existem outros tokens com preço estável no mercado – muitos outros – e eu acredito que elas estão começando a ganhar força por causa dessa situação. Eu acho que isso vai ser algo muito bom”.

Para quem está por fora do assunto, no final de abril, a Procuradoria Geral de Nova Iorque (NYAG, na sigla original), afirmou que a Bitfinex perdeu $850 milhões de dólares a partir de um empréstimo que não foi pago, dessa forma, a companhia utilizou fundos da sua firma afiliada Tether, para cobrir o prejuízo.

Pouco tempo depois, a Bitfinex respondeu às acusações com um comunicado dizendo que as acusações da NYAG foram completamente baseadas em falsas constatações. Você pode acompanhar o comunicado completo Aqui!

Logo depois de toda essa bagunça, um advogado da Tether confirmou rumores de que a moeda não era completamente lastreada no dólar e que apenas 74% dos tokens tinham lastro.

Lubin também comentou sobre a manipulação e preço no mercado.

“Todos os preços do mercado estão sendo manipulados. A qualquer momento que atores com recursos podem entrar no mercado e fazer algo, você deve esperar que eles vão manipular. Então, nós precisamos criar melhores sistemas.”

Veja também: Binance: Nova regra dos 30% gera dúvida nos usuários