Bitfinex acerta com escritório de advocacia para contra-atacar seus críticos

Bitfinex acerta com escritório de advocacia para contra-atacar seus críticos

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

A Bitfinex, uma das maiores Exchanges de cripto-ativos, contratou o escritório de advocacia americano Steptoe & Johnson para cuidar do caso, chamado por seu departamento de relações públicas, de “uma campanha de mentiras”.

De acordo com o CEO da 5W, empresas de relações públicas que representa a Bitfinex, a Exchange está “sinalizando para aqueles que se envolvem nesta atividade que são sérios sobre proteger a verdade e seus negócios”.

O escritório americano Steptoe & Johnson é conhecido no mundo cripto pelo seu trabalho ao liderar a Blockchain Alliance, uma coalizão de empresas, que reúne a própria Bitfinex, Bitfury, Bitgo, Bitpay, Bitstamp, Coinbase, Kraken, Ripple, Xapo e outras, e que possui como meta a “ajuda no combate ao crime no Blockchain”.

ENTENDA O CASO

Embora a Bitfinex não tenha explicado a quem se dirige essa “ameaça” legal, o anúncio ocorre no momento em que um usuário no Medium, chamado Bitfinex’ed, tem – persistentemente – denunciado a empresa em uma série de detalhamentos em posts, áudios e divulgação de balanços, como a Exchange tem tratado a sua relação com a Tether.

A relação da Bitfinex com a empresa que controla a emissão de Tether foi comprovada através da divulgação dos documentos no Paradise Papers. Conforme as provas vazadas, Bitfinex e Tether são detidas e operadas pelo mesmo grupo.

O QUE É TETHER?

É um token (USDT) que está, teoricamente, vinculado ao dólar americano (USD). Na teoria, 1 USDT deve representar 1 USD, assim, ao negociarem seus cripto-ativos com USDT, os usuários podem preservar seus fundos, uma vez que a Tether funciona como uma conta de depósito.

O token também permite que seus usuários movam seu capital entre Exchanges sem passar por um banco. O token é muito usado na Bitfinex uma vez que esta não suporta retiradas BTC-to-FIAT (dinheiro fiduciário), assim, seus usuários, para negociar em sua plataforma, devem usar o Tether.

PREOCUPAÇÕES

De acordo com o site coinmarketcap, existem mais de 800 milhões de USDT em circulação, entretanto, até o momento, a Tether não mostrou nenhuma prova real de que tenha todo o dinheiro para honrar todos os tokens em circulação.

O usuário Bitfinex’ed afirma que a Bitfinex/Tether está criando todo esse dinheiro do nada. Ele também afirma que a Bitfinex está manipulando o mercado através de técnicas de spoofing – que é quando um usuário coloca uma grande oferta, ou solicita uma ordem para aumentar ou diminuir o preço do bitcoin antes de cancelar a ordem – e fazer alavancagem – que consiste na técnica de comprar e vender um bem simultaneamente, dando a impressão de que ele está sendo mais demandado.

O usuário Bitfinex’ed também afirma que a Bitfinex está operando um esquema Ponzi, uma vez que ela está pagando suas dívidas através de truques contábeis, evitando, assim, a decretação de sua insolvência após o ataque hacker de agosto de 2016.

Paralelamente, enquanto a Bitfinex tenta proteger sua imagem, ameaçando ações contra seus críticos, Stephen Palley, advogado da firma americana Anderson Kill, acha que a Bitfinex melhoraria simplesmente sendo mais transparente.

O advogado disse à Bitcoin Magazine:

Por que eles simplesmente não abrem seus livros? Do que eles têm medo? Eles vão ter que fazer isso em descoberta e litígio de qualquer forma.

Para ganhar essa uma ação nos tribunais, a Bitfinex teria que provar que o usuário Bitfinex’ed fez tais afirmações com base em informações falsas e sem fundamentos, o que exigiria transparência e abertura de seu compliance.

Palley ainda afirma:

Parece que eles estão usando táticas de intimidação pesadas para fechar alguém que eles afirmam ser inconsequente.

Texto base para o post: Bitcoin Magazine

Autor: José Domingues da Fonseca Neto

Advogado, atua na área de direito societário e tributário, escreve para o Guia do Bitcoin sempre que pode.