Bitcoin2X é um golpe? “Novo fork” Segwit2x gera fortes suspeitas!

Bitcoin2X é um golpe? “Novo fork” Segwit2x gera fortes suspeitas!

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

sinaleiro vermelho

Durante a semana passada, a CCN dedica uma série de artigos ao alegado reavivamento do Segwit2x. O fork proposto está programado para o bloco 501451, hoje (28 de dezembro). Inspirado no fork do Segwit2x em novembro, esta versão renovada é o produto de uma equipe inteiramente nova.

E os membros da comunidade cripto não estão convencidos. Muitos já fizeram a pergunta “Este B2x é uma fraude?” Ou chegaram à conclusão de que é.

Alguns de nossos próprios leitores levantarem preocupações em algumas das seções de comentários de nossos artigos. Bem, queremos garantir que estamos apresentando todos os fatos que podemos, então fizemos algumas escavações para resolver essas preocupações. Aqui está o que encontramos.

Suspeitas sobre a “Equipe” da Segwit2x

Até hoje, o site do fork apenas listou três membros da equipe: Jaap Terlouw, Donna Khyuz e Robert Szabo.

Em seu LinkedIn, Jaap Terlouw é o “principal desenvolvedor e consultor da segwit2x”, mas sua biografia de trabalho não possui experiência prévia no desenvolvimento Blockchain ou experiência de codificação relevante. Sua posição atual o enumera como CEO de uma empresa não identificada, constando pouca ou nenhuma informação a respeito.

Vamos seguir em frente para Donna Khyuz, cujo perfil do LinkedIn está atualmente inativo. De acordo com um post no site Medium, ela possui um perfil Instagram atualizado como autoproclamado “Crypto Developer, ICO & Blockchain expert“. A Khyuz anunciou-se como “modelo, dançarina, atriz, mulher de negócios”. Essa é uma mudança de carreira para fazer em pouco mais de uma semana, e é uma raiz do ceticismo da comunidade.

Robert Szabo possui o LinkedIn mais detalhado, mas ainda há pouco a mostrar para obter um histórico de codificação ou desenvolvimento Blockchain. O seu emprego anterior consiste principalmente em empregos na T-Mobile, e seu treinamento profissional é em engenharia de automação.

Dois novos membros da equipe (Artur Bujnicki e Bartosz Kozlowski) foram adicionados nas últimas 24 horas. Talvez na tentativa de credibilidade, o LinkedIn da Bujnicki publica experiência de desenvolvimento de software anterior, enquanto o próprio Kozlowski possui uma vasta experiência em gerenciamento de contas, segundo as informações registradas no site.

Talvez uma das maiores bandeiras vermelhas para a credibilidade da B2x fosse a inclusão do Sairam Jetty no time oficial sem o seu conhecimento. Como o Dr-Hack apontou, o time B2x listou o Jetty como contribuinte sem sua permissão, e ele foi recentemente recusado do site. Quando perguntado em uma mensagem no Facebook, se o Fork revivido é uma fraude, Jetty compartilhou sua crença de que “é uma fraude”.

Segwit2x um Fork na direção errada?

As preocupações com a comunidade não param por aí. Em resposta à promessa da equipe de que os titulares de Bitcoin receberão “um número proporcional de Bitcoins de Satoshi Nakamoto como recompensa pelo seu empenho em progredir”, o Dr-Hack comentou:

“Não tenho idéia de como eles vão se apossar dos Bitcoins do Satoshi Nakamoto, as reivindicações são estranhas e interessantes ao mesmo tempo “. Ele também indica com razão que o “Instagram, Twitter, Telegram e Reddit do projeto estão quase vazios”.

Mais do que suspeito!

Há claramente informações suficientes aqui para deixar os membros da comunidade duvidosos do renascimento da Segwit2x. Dedicado à verdade e à transparência, a equipe do Guia do Bitcoin tem a obrigação de seus leitores para fornecer relatórios honesto, completo e imparcial. Como tal, esperamos que as informações listadas possam levar nossos leitores a uma decisão informada e educada sobre como eles devem se aproximar desse Fork.