Bitcoin x Altcoins: Dominância do mercado do BTC cai mas moeda se mantém forte

Bitcoin x Altcoins: Dominância do mercado do BTC cai mas moeda se mantém forte

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

Dado seu status como o protocolo blockchain original, não deve ser nenhuma surpresa que o bitcoin há muito tempo dominou os mercados de moedas digitais. Algumas pessoas mal sabem que existem outros ativos digitais.

Em termos de capitalização de mercado, as outras criptomoedas são ainda como crianças. Seu status de pioneiro e adoção generalizada tem (até agora) dado ao bitcoin a vantagem dupla de efeito de rede e barreiras íngremes para a entrada, mantendo alternativas na baía.

Mas há evidências de que essa longa narrativa poderia estar mudando.

As recentes lutas internas na comunidade de desenvolvimento do bitcoin forneceram uma rara oportunidade de alternativas enfatizarem seus valores e até mesmo afirmar novas (como ser uma proteção nos momentos em que o futuro do bitcoin parece ser incerto), como vimos acontecer com o Ethereum e o Dash.

Isso levou a uma tendência interessante e observável. Enquanto a fatia total do mercado de criptomoedas continua crescendo, a fatia do bitcoin está se tornando menor.

1. O declínio do domínio do Bitcoin

A ilustração mais clara do efeito de rede do bitcoin é a relação entre o mercado de bitcoin e o valor de mercado de todas as outras moedas digitais, as chamadas Altcoins.

A fonte mais autorizada para esses dados é CoinMarketCap.com, que publica seu ‘Bitcoin Dominance Index’. Seu valor atual de 72% ilustra que a bitcoin tem seu menor percentual de participação de mercado desde que começou a publicar estatísticas em abril de 2013.

Esta análise não é de forma alguma concreta, já que a quota de bitcoin mergulhou em tempos de stress antes. A questão agora, no entanto, é o que faz da tendência de baixa.

Como o gráfico acima mostra, bitcoin tem visto uma série de períodos acentuados de declínio seguido de reversões para a média. Mas os dados ilustram que o mercado pode estar em tendência contra o ‘maximo- lismo bitcoin’, ou a idéia bitcoin será a única cadeia dominante dominante no futuro.

2. Retorno sobre investimentos de Criptomoedas aumenta

No entanto, pode não ser justo sugerir que a participação de mercado decrescente da bitcoin representa concorrência em relação à sua proposta de valor.

O espaço de moeda digital é inerentemente arriscado, mas o bitcoin ainda é a moeda mais mais líquido e bem conhecido no espaço. Conforme o gráfico acima mostra, no entanto, os mercados alternativos de criptomoedas estão agora proporcionando melhores retornos para os investidores (pelo menos no curto prazo).

Para um investidor, o ROI da bitcoin está sendo ofuscado por iniciativas de criptomoedas em que as tendências estão aumentando em ritmo de foguete. A questão para os investidores pode agora ser:

“Por que o capital de risco no mercado de bitcoin, quando outros ativos são muito mais gratificante para segurar?

3. O crescimento e o futuro do Ethereum

No entanto, uma grande diferença entre declínios anteriores e agora é a força relativa de outros protocolos alternativos.

Nenhum pode ser mais notável do que Ethereum, e seu ativo blockchain, éter, que tem estabelecido novos máximos históricos em sessões de negociação recentes. Este aumento seguiu a notícia no final de fevereiro de uma parceria de 30 empresas chamada Enterprise Ethereum Alliance, e quase dois anos de desenvolvimento de código aberto.

Ao contrário de muitos outros protocolos, o Ethereum tem uma proposição de valor mais clara em que é projetado para não ser uma moeda digital, mas uma plataforma para aplicações descentralizadas baseadas em blockchain.

Com uma capitalização de mercado próxima de US$ 4 bilhões, o etéreo está ganhando um mercado mais líquido que é melhor e mais adequado para a negociação, e as empresas institucionais estão começando a notar.

Também é notável a ascensão do ativo. Embora os analistas tenham advertido que eles são céticos sobre o aumento do valor do ativo, ele ainda ganhou nada menos do que 200% em menos de um mês, consolidando-se como um sólido número 3 na lista de moedas digitais por valor de mercado.

Não está claro se esta recente corrida é uma bolha de preços especulativa ou uma reavaliação baseada em fundamentos sólidos, mas poderia sinalizar a visão favorável do mercado de um forte protocolo de governança e um protocolo de pagamento que caracteriza transações anônimas.

4. Muita calma nessa hora: para o alto e avante

Embora exista a possibilidade de um futuro não dominado por bitcoin, isso não deve ser tomado como uma conotação negativa.

Caraterísticas deflacionárias: Devido ao fato de que novos bitcoins são produzidos diariamente, o valor total de todos os bitcoin nunca foi maior. Embora algumas moedas tenham sido perdidas, queimadas ou removidas do mercado, isso significa que mais dinheiro nunca foi investido em bitcoin.

Mas se uma coisa é certa, a incerteza no mercado está tendo um efeito, e criando oportunidades para a mudança.

Aproveite o momento!

giphy gif

Atenção: Investir em ativos digitais como o Bitcoin ou outras Criptomoedas envolve um alto risco! Essa não deve ser considero uma opinião concreta para investimentos, tome as suas ações com base em estudos e por conta própria. Não nos responsabilizamos por eventuais danos causados.

Via: News Bitcoin
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Receba notícias e dicas sobre o mercado de Criptomoedas e Investimentos seguindo nosso Telegramtelegram.me/guiadobitcoin