Bitcoin. Segurança para investir

Bitcoin. Segurança para investir

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

A relativa estabilidade do preço do Bitcoin durante períodos de incertezas políticas permitiu que a moeda digital fosse considerada por investidores como um local seguro para conservação de capital

Dois importantes eventos em 2016 que rapidamente veem à cabeça, quando consideramos riscos para possuidores de moedas fiduciárias, ações, commodities e outros ativos financeiros, é o Brexit e as eleições presidências dos Estado Unidos. As consequências destes eventos demonstram que as moedas nacionais e ações podem desvalorizar em períodos curtíssimos.

piggy-bank_318-37219-png

 

Segurança primeiro

Um dos fatores críticos mais considerados pelos investidores é a segurança dos seus investimentos. Durante períodos de antecipada volatilidade, possuidores de investimentos locais, normalmente procuram um local seguro para alocar seu capital e preservar seu valor.

Recentes eventos tem mostrado que, como o ouro, o Bitcoin gradualmente vêm assumindo o papel de um “esconderijo” para preservação de capital.

Michael Vogel, CEO da Netcoins, diz:

“Em alguns círculos, o Bitcoin ainda é considerado um investimento de alto risco, enquanto outros ultimamente o consideram como um paraíso seguro para investimento.”

Moedas digitais como o Bitcoin, foram feitas a partir do zero e projetadas para a era da informação. Bitcoin permite que valores sejam transacionados, ponto-à-ponto, sem que haja um intermediário, consequentemente, não é regulado por nenhuma jurisdição em particular.

Essa versatilidade parece ter fomentado o recente aumento da confiança demonstrada pelos possuidores da moeda digital. A relativa estabilidade, demonstrada durante os eventos acima citados, impulsionaram mais a confiabilidade obtida por criptomoedas, como o Bitcoin.

Há mais ainda a ser feito

 Contudo, Vogel pensa que o trabalho ainda não está concluído, apenas declarando o Bitcoin como um local seguro para os investidores, de forma que ainda há muito trabalho em progresso.

Vogel diz:

“Acho que no momento o Bitcoin está em algum lugar entre um investimento de alto-risco e um paraíso seguro, mas como nós continuamos em tendência de estabilização do preço, até investidores mais conservadores ficarão mais confortáveis com relação ao Bitcoin”

Vogel continuou explicando que os mais ávidos seguidores de Bitcoin, já reconhecem o seu valor como um paraíso geopoliticamente seguro, conforme já foi comprovado. Em adição ao Brexit, outros exemplos podem ser vistos na Grécia, China, Argentina e muitos outros países, onde eventos e o clima de instabilidade política resultaram em aumento na adoção do Bitcoin.

Vogel concluiu, apontando uma tendência observada por muitos consumidores de moedas virtuais, que lidam com bitcoins da mesma forma como lidam com lingotes de ouro.

Ele disse:

“Em minhas conversas com consumidores de moedas virtuais, tenho aprendido que alguns consumidores que compram Bitcoin regularmente, também investem ativamente em lingotes de ouro. Esses consumidores, contaram-me que eles investem em Bitcoin, pelos mesmos motivos que investem em ouro – Bitcoin e ouro são alternativas seguras de investimento se comparados às moedas fiduciárias.”

Via: Cointelegraph
Tradução e adaptação: Guia do Bitcoin