Bitcoin: Um Guia para iniciantes Sobreviverem ao BIP 148 UASF

Bitcoin: Um Guia para iniciantes Sobreviverem ao BIP 148 UASF

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Há uma grande possibilidade do Bitcoin passar por uma divisão da Blockchain no dia 1º de agosto de 2017. Uma parte da comunidade Bitcoin comprometeu-se a ativar o tal soft-fork, ou “User Activated Soft Fork (UASF)” conforme descrito na Proposta de Melhoria do Bitcoin 148 (BIP 148). Especificamente, eles rejeitaram o fork que não seja o Segregated Witness (SegWit), a peça central do roteiro de escalabilidade do Bitcoin Core.

Se a maioria dos mineradores (por força de hash) não apoiarem o SegWit através do BIP148 no dia 1º de agosto, mas pelo menos alguns apoiarem, a blockchain do Bitcoin será dividida em duas. Nesse caso, haveria dois tipos de “moedas” Bitcoin, nos quais nos referiremos como “148 BTC” para moedas do soft-fork  e “Legacy BTC” para moedas na corrente que não ativaram o soft-fork.

A boa notícia é que cada bitcoin seria efetivamente copiado para ambas as cadeias. Se você segurar bitcoin agora mesmo, você terá bitcoins na 148 BTC e na Legacy BTC após a divisão.

A má notícia é que esta divisão de moedas pode ser confusa e arriscada. E se você não tiver cuidado, você pode perder seus bitcoins.

Este guia irá fornecer-lhe os conceitos básicos para manter seus bitcoins seguros durante a UASF e ajudará a garantir que você mantenha todos os seus bitcoins intactos.

Lembre-se: este é um artigo para iniciantes.

Antes de 1 de agosto

Em primeiro lugar, esteja ciente de que uma divisão da Blockchain cria uma situação de alto risco. Existe a chance de que algum tipo de ciber-batalha entre os dois campos, talvez até resultando uma queda forte nos preços do bitcoin.

Se você decidir manter seus bitcoins, o conselho mais importante é o seguinte: Certifique-se de controlar suas próprias chaves privadas.

Se você está armazenando seus bitcoins em uma exchange, em uma carteira online como a Coinbase, Circle ou Xapo, ou em qualquer outro serviço online que contenha suas chaves privadas para você, nesse caso você poderá ou não receber moedas em ambos os lados da blockchain. Na verdade, se esses tipos de serviços não estiverem bem preparados, talvez você perca suas moedas. Até agora, nenhuma exchange deu qualquer tipo de garantia.

Então, se você estiver usando algum desses tipos de serviços para armazenar seus bitcoins, você precisa criar sua própria carteira (veja aqui) Envie seus bitcoins para um ou vários endereços Bitcoin nesta nova carteira. Esta carteira agora possui suas chaves privadas.

Que tipo de carteira você usar? Depende de você. Dito isto, aqui estão algumas soluções básicas:

As únicas carteiras que são totalmente confiáveis são carteiras “full node”, como Bitcoin Core ou Bitcoin Knots. Eles atendem todas as regras do protocolo, mas precisam de um uso intensivo do seu pc. Se você não se preocupa em negociar com bitcoin (148 BTC ou Legacy BTC) em breve e quiser manter ambos como um investimento de longo prazo, a impressão de suas chaves privadas em uma carteira de papel é outra opção. Esta opção, no entanto, só é realmente segura se você seguir rigorosas precauções de segurança, que você pode encontrar aqui. Outra opção, seria obter uma hardware wallet. Qualquer uma das carteiras de hardware listadas no bitcoin.org manterá suas chaves privadas seguras.

A maioria das carteiras de desktop ou móveis comuns, listadas no bitcoin.org, são tão seguras como o seu computador ou telefone. Como a maioria dos computadores e telefones não são tão seguros, não são ideais para grandes quantidades. Com isso em mente, todas as carteiras móveis e carteiras de desktop listadas no bitcoin.org irão armazenar suas chaves privadas para você.

Em qualquer caso: Certifique-se de fazer backups das suas chaves! A maioria das carteiras exige que você faça isso durante a instalação: não ignore esta etapa.

Depois do 1 de agosto (talvez)

Se a maioria dos mineradores apoiarem a Segwit através do BIP148 no dia 01 de agosto de 2017 ou antes, a atualização do protocolo será ativada sem problemas. Nesse caso, você está bem, mesmo se você não esteja preparado.

Mas também é possível que a maioria dos mineradores não apoiem totalmente o BIP 148 UASF no dia 1 de agosto, fazendo a Blockchain se dividir. Se você segurar suas chaves privadas, você terá ambas as moedas na 148 BTC e Legacy BTC.

Essa divisão pode ser resolvida de várias maneiras.

Se em qualquer ponto antes ou após 1 de agosto, a blockchain 148 BTC se torna a cadeia com a prova de trabalho mais acumulada, tanto os nós BIP 148 quanto os nós Legacy passariam para a cadeia 148 BTC. Como tal, a cadeia BTC Legacy deve ser descartada, resolvendo a situação. Seria apenas uma divisão temporária, e você não precisa se preocupar se tiver a posse das suas chaves privadas. Então, você pode continuar usando o bitcoin normalmente.

Mas até que isso aconteça (outros tipos de precauções devem ser tomadas), existe sempre pelo menos um risco teórico de que a cadeia BTC Legacy ser descartada caso não seja a o tipo de blockchain “vencedora”. Essa chance deve diminuir com o passar do tempo, mas é um risco real nas primeiras horas, talvez dias e talvez até mais – mesmo que não sejam encontrados blocos na cadeia 148 BTC.

Então, comprar ou aceitar o Legacy BTC após a divisão – e especialmente pouco depois da divisão – é muito arriscado. Esses bitcoins podem literalmente desaparecer se a cadeia 148 BTC ultrapassar a cadeia BTC do Legacy. Portanto, não é recomendado que compre ou aceite qualquer BTC dessa rede – se o fizer, pelo menos esteja ciente com o risco do seu bitcoin sumir.

Os nós do BIP 148 nunca reconhecerão a cadeia Legacy, então estes não mudarão, independentemente de qual cadeia tenha mais poder hash. No entanto, é muito arriscado comprar, aceitar ou manter 148 BTC também. Mais importante ainda, não há garantia de que o 148 BTC continue a ser usado. Embora isso seja, naturalmente, verdade em qualquer criptomoeda, devido a ajustes de dificuldade de mineração lentos, um ambiente potencialmente hostil e a possibilidade contínua de o SegWit ativar na cadeia Legacy, afinal, é provavelmente mais verdadeiro para 148 BTC. Além disso, as confirmações podem ser muito lentas durante muito tempo, o que pode deixar o 148 BTC impraticáveis para transações .

Se você deseja aceitar 148 BTC independentemente, você precisa executar um nó completo do BIP 148 como uma carteira. Você pode encontrar mais informações aqui.

Em cima da cadeia BTC Legacy que seja descartada ou a cadeia 148 BTC desaparecendo, há outro grande risco: ataques de repetição.

No caso de uma divisão, as transações em ambos os lados do fork parecerão idênticas. Se uma transação for captada pelo 148 BTC e Legacy BTC – por exemplo, quando o destinatário de uma transação retransmite essa transação – a transação pode ser válida em ambas as cadeias. Isso é chamado de “ataque de repetição”.

Como tal, gastar moedas em uma extremidade da corrente pode fazer com que você acidentalmente gaste a moeda equivalente no outro lado da cadeia. Em vez de pagar alguém apenas em 148 BTC, você pode inadvertidamente enviar o Legacy BTC também, ou vice-versa. 148 BTC e Legacy BTC estarão inicialmente “presos um ao outro”.

A melhor maneira de evitar ataques de repetição é simples: não envie nenhuma transação. Pelo menos não até que seja mais claro para todos a aparência da situação do pós-fork.

Após a Divisão

No caso do BIP 148 UASF, é um pouco difícil dizer o que “pós soft-fork” realmente significa.

Se a rede 148 BTC obtiver mais provas acumuladas de trabalho, deve ser a única rede a sobreviver, e a separação terminará. Todos os 148 BTC simplesmente seriam bitcoins (BTC) novamente.

Mas se isso não acontecer rápido, e mesmo que a cadeia 148 BTC pareça não ativa, a divisão pode, no mínimo, demorar um pouco. Os mineradores podem começar a “trabalhar” nessa rede a qualquer momento. Como tal, a cadeia 148 BTC pode, em teoria, eliminar a rede BTC Legacy a qualquer momento.

E também há possíveis cenários onde as duas redes – 148 BTC e Legacy BTC – co-existam. Além disso, um cenário em que permaneça as duas redes não pode ser retirado da equação. Nesses cenários, você terá moedas em ambos (ou em todos) os lados do garfo.

Mas, como mencionado, será complicado gastar moedas em uma rede sem gastar acidentalmente o equivalente na outra. E a má notícia é que dividir essas moedas pode ser um pouco complexo. (Exigirá moedas recém-extraídas ou duplas).

A boa notícia, no entanto, é que algumas exchanges provavelmente criarão serviços de divisão de moedas e cuidarão da parte difícil. Você precisaria enviar seus bitcoins para uma exchange, e a exchange creditará sua conta com 148 BTC e Legacy BTC. (Eles devem até mesmo reproduzir a transação para você certificar-se de que eles realmente tem suas duas moedas.) Nesse ponto, se você quiser, você poderá vender ou negociar suas moedas.

Se a divisão persistir, em breve deverá haver carteiras para ambas as moedas. Claro, talvez seja necessário atualizar sua carteira existente ou baixar uma nova carteira se e quando isso acontecer. Não aceite quaisquer transações na sua carteira antes que seja totalmente seguro.

Mais detalhes sobre o que fazer depois da divisão de moedas serão divulgados aqui no Guia do Bitcoin (e provavelmente no bitcoin.org e outras fontes de informação) se e quando ocorrer, para termos uma melhor compreensão da situação do pós-fork.

Então, para recapitular …

  1. Controle suas chaves privadas (veja como utilizando uma wallet segura).
  2. Para estar no lado seguro, evite quaisquer transações e pouco depois de 1º de agosto. (Como “pouco depois” depende do que acontece.)
  3. Se ainda houver duas redes quando a poeira baixar, divida suas moedas em diferentes carteiras.

Fonte: bitcoinmagazine.com
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin