Bitcoin: Transações não confirmadas voltam a aumentar

Bitcoin: Transações não confirmadas voltam a aumentar

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin vem entrando novamente em um ciclo otimista. O seu preço vem subindo constantemente desde o começo do ano, o volume de transações diárias está alto e também temos um maior nível de acumulação. Mas um fator que sempre vem em momentos de alta do BTC também está voltando: A lista de transações não confirmadas de Bitcoin vem crescendo constantemente junto com o aumento de preço. O número de transações não confirmadas atualmente é o maior desde julho de 2019.

Se essa tendência for mantida, é possível que a rede tenha uma nova alta máxima de transações não confirmadas. Isso remete aos tempos de 2017, quando a demanda pelo Bitcoin cresceu exponencialmente em meio a maior alta de sua história.

Durante esse período, o Bitcoin tinha muitos compradores e a demanda foi demais para a rede, que incapaz de demonstrar escalabilidade, acabou tendo tempos de confirmação enormes e consequentemente maiores taxas de transação. Nesta época a taxa de transação atingiu o seu recorde máximo até hoje, com a rede cobrando mais de US$50 dólares por transferência.

Mas o mercado não está desanimado com essas estatísticas. Enquanto o Bitcoin foi muito criticado pelas transações não confirmadas no passado, as coisas mudaram bastante desde o último “teste de estresse” da rede.

Atualmente, mais da metade de todas as transações de Bitcoin utilizam o SegWit, protocolo desenvolvido para diminuir as taxas e o tempo das transações, evitando congestionamentos na rede. A maioria das exchanges atualmente implementaram o SegWit.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil | Guia Completo

 

Outro ponto interessante é que o aumento no tempo das confirmações significa um aumento na demanda da criptomoeda, assim como aconteceu em 2017. Isso quer dizer que as pessoas estão comprando e vendendo mais e realizando mais transferências, um sinal claro de que há mais interesse no BTC.

O Bitcoin vem ganhando mais investidores desde o começo de 2020. Isso aconteceu porque a moeda teve uma valorização de mais de 90% durante 2019, começou 2020 muito bem e em breve teremos o Halving, evento que muitos estão aguardando como um catalisador de novos recordes de preço.

O famoso trader PlanB, responsável por criar o modelo de S2F (Stock-to-Flow) mais referenciado do Bitcoin, recentemente atualizou a sua previsão para o valor de US$100 mil dólares por BTC entre 2022 e 2024.

Muitos estão adotando essa narrativa e já estão aproveitando o tempo para aumentar a participação do Bitcoin em seus portifólios.

Veja também: TemBTC, do Bitcoin Banco, reabre negociações

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: