Bitcoin se prepara para um impulso acima de US $10.500

Bitcoin se prepara para um impulso acima de US $10.500

By - min. de leitura
Atualizado 08 julho 2020
Gráfico de Bitcoin

Com o preço de negociação acima de US $9.700, a próxima tendência de alta do Bitcoin poderia empurrá-lo sobre uma grande resistência em US $10.500

O preço do Bitcoin permanece abaixo de US $10.000, enquanto as negociações de fim de semana viram movimentos laterais, impedindo uma quebra de US $9.900. A segunda semana de junho começa com o Bitcoin apresentando uma baixa tendência de alta, com os preços permanecendo um pouco acima de US $9.700.

A baixa volatilidade no momento da publicação também significa que os compradores poderiam se consolidar em torno desse nível, entrando no pregão europeu.

Fig 1: Preço do Bitcoin nos gráficos diários. Fonte: Coin360

Uma confluência de fatores que apontam para uma tendência de alta

Olhando para a análise da saúde e participação da rede do Bitcoin revela uma confluência de vários fatores que podem levar o preço a embarcar em outra tendência de alta.

Na semana passada, houve uma continuação da saída das bolsas, com o cenário provável de que os investidores antecipam aumentos de preços futuros e, portanto, estão preparados para negociar. Com os usuários provavelmente enviando suas participações para carteiras, a pressão de venda reduzida representa uma possível ruptura no preço do Bitcoin a médio e longo prazo.

De acordo com a plataforma de análise on-chain Glassnode, as reservas de Bitcoin mantidas “nas bolsas atingiram a mínima de 1 ano de 2.310.466.600 [bitcoins]“.

Fig 2: O Bitcoin equilibra as trocas centralizadas das quedas para mínimos anuais. Fonte:Glassnode

A semana anterior também recebeu com agrado o mais recente ajuste de dificuldade de mineração do Bitcoin, com um ajuste de 9,3% para baixo após um declínio de 6% registrado após a terceira metade do Bitcoin.

Dois ajustes negativos podem ser seguidos por um terço – atualmente estimado em queda de cerca de 7% – isso fará com que a rede experimente três ou mais ajustes descendentes consecutivos apenas pela terceira vez na história do Bitcoin.

Em 2011, a rede experimentou oito ajustes negativos consecutivos e, em 2018, o preço do Bitcoin subiu de um mínimo de US $3.100 para US $14 mil depois que a dificuldade diminuiu em três ocasiões consecutivas.

Fig 3: Gráfico de dificuldade de mineração mostrando queda após ajustes negativos consecutivos. Fonte: Btc.com

É provável que uma repetição incentive a participação adicional de mineradoras, cuja receita encontra apoio após algumas semanas tumultuadas. Uma recuperação na taxa de hash de quedas de cerca de 50% após a metade e uma redução nas vendas de “primeiros gastos” do minerador são fatores que podem levar à formação de uma nova tendência de alta.

Dados on-chain indicam que as mineradoras reduziram sua venda de Bitcoin cunhado na semana passada e uma continuação da tendência reduzirá significativamente a pressão de venda.

Visão técnica

Na perspectiva técnica do mercado, os atuais movimentos letárgicos do Bitcoin abaixo de US $10 mil podem prevalecer a curto prazo e impedir movimentos imediatos de alta.

O movimento lateral é claramente marcado pelo nivelamento observado no RSI e pelo indicador de média móvel de convergência/divergência na semana passada.

Uma olhada nos gráficos mensais revela que a semana está começando com o preço em torno de 0,382 Fib. No entanto, os touros mantêm a vantagem e podem atingir US $11.900 no nível de retração de 0,5 Fibonacci no canal ascendente, de US $9.960.

O Bitcoin ultrapassou o baixo nível de 0,5 Fib em três ocasiões antes, mas rejeições bruscas enviaram preços cada vez menores. Os touros sofrerão um golpe de sorte pela quarta vez a curto prazo?

O próximo movimento de alta deve quebrar o obstáculo de US $ 10.500 e sustentar os preços acima dele para testar a resistência em US $11.900. Sucesso significaria que os touros têm a oportunidade de fazer uma corrida para níveis mais altos em torno de US $14 mil. A falha em quebrar US $10.000 pode levar os vendedores a US $9.000. O apoio é forte em US $7.000 em um declínio acentuado no curto prazo.