Bitcoin registra sexto mês consecutivo em verde: Qual será a perspectiva do preço do BTC?

Bitcoin registra sexto mês consecutivo em verde: Qual será a perspectiva do preço do BTC?

By - min. de leitura
Uma imagem da criptomoeda BTC

A última vez que o Bitcoin viu seis meses consecutivos de velas verdes foi em 2013.

O preço do Bitcoin (BTC) fechou o mês de março no verde, registrando a sexta vela verde consecutiva no registro mensal. É a primeira vez que a principal criptomoeda consegue fazê-lo, desde uma corrida semelhante em 2012-2013.

A alta tem visto o preço do Bitcoin quebrar acima dos 61 000 $, e a confirmação de outra vela verde no mês poderá estabelecer outro recorde sobre o que se espera que seja um abril em alta.

De momento, o BTC/USD está a negociar perto dos 59 000 $, com os touros focados em retomar o controlo em direção aos 60 000 $, após vários falhanços nos últimos dias.

Perspectiva mensal do preço do BTC

A última vez que o preço do BTC registrou seis velas mensais consecutivas em alta foi em abril de 2013. Na época, o BTC/USD havia subido a um máximo de 260 $, tendo sido negociado em novembro de 2012 a um mínimo de 10 dólares.

Contudo, a subida foi seguida por um declínio de 40% em dois meses, com o BTC caindo para cerca de 90 $. Uma subida constante foi seguida por uma explosão em outubro e novembro, com os preços subindo mais de 500% e cruzando pela primeira vez os 1000 $.

Gráfico mensal para o BTC/USD: TradingView

O preço do Bitcoin teve uma tendência semelhante nos meses que antecederam o mercado de alta de 2017, embora, desta vez, a principal criptomoeda tivesse visto cinco velas mensais consecutivas em alta.  Outro declínio ocorreu após a corrida de cinco meses, antes que as três velas seguintes incluíssem a corrida que levou o BTC/USD a altas de 20 000 $.

Outra virada em alta, no ano de 2019, teve cinco velas verdes mensais consecutivas que levaram o Bitcoin de mínimos de 3300 $ para máximos 14 000 $. Mas, como nos casos anteriores, seguiu-se também uma queda constante dos preços, que atingiu o fundo do poço em março de 2020, quando o BTC afundou para mínimos de 3800 $.

O mercado otimista atual pode ser diferente, dado o interesse institucional e a adoção maciça de comerciantes liderados por empresas como o PayPal. Assim, o BTC/USD poderia quebrar mais alto e atingir níveis previstos de 80 000 $, ou mais, antes de reajustes.

Entretanto, o Bitcoin parece um pouco sobrecarregado após a corrida explosiva de 2021. O Índice de Força Relativa (IFR) mensal está em território com excesso de compra e estende-se acima de 90, o que, no passado, antecedeu uma correção significativa.

Neste caso, os principais níveis de preços a serem observados são os 60 mil e os 50 mil dólares. Uma quebra em qualquer direção é susceptível de indicar onde o BTC negociará nos próximos um ou dois meses.