Bitcoin, o ouro 2.0

Bitcoin, o ouro 2.0

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

O Bitcoin tem incorrido em significativa pressão de venda nos últimos dias. Como resultado, sua posição nos cinco dígitos está em grave risco. Conseguimos notar que sua incapacidade de encontrar qualquer suporte forte em torno de seus atuais níveis de preços sinaliza que maiores perdas são altamente prováveis.

Apesar desta fraqueza técnica, os analistas estão observando que o status do Bitcoin como “Ouro 2.0” parece estar se fortalecendo em meio à crescente instabilidade global. Isso poderia significar que o Bitcoin terá mais ímpeto de alta à medida que a economia mundial enfraquece.

Algo que surpreendeu o mercado de criptomoedas no início deste mês foi saber que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em uma audiência no Senado americano disse acreditar que o Bitcoin é mais parecido com o ouro do que é uma moeda.

É importante ressaltar que Powell notou que o Bitcoin não obteve nenhuma utilização significativa como moeda, mas, ao contrário, se viu sendo usado principalmente como uma “reserva especulativa de valor”, muito semelhante ao que o ouro é.

“Realmente quase ninguém usa bitcoin para pagamentos – eles o usam como uma alternativa ao ouro. É uma reserva de valor, uma reserva especulativa de valor, como ouro”, explicou ele.

Essa é uma constatação que analistas e especialistas do setor costumam concordar. Marcus Swanepoel, CEO da plataforma de criptomoedas Luno, disse que os investidores geralmente estão vendo criptomoedas importantes como Bitcoin e Ethereum como ativos não correlacionados.

“Como a situação geopolítica permanece tão incerta, os investidores estratégicos ainda estão considerando o Bitcoin e o Ethereum como não correlacionados com ativos centralizados, por isso eles oferecem uma opção quase seguro refúgio”, disse ele ao falar para a Business Insider.

Embora ainda haja o debate sobre o estado da economia global, há no momento alguns sinais de alerta para os investidores. Os analistas acreditam que o Bitcoin poderia se beneficiar enormemente de qualquer grande pessimismo na economia mundial.

Kevin Kelly, um ex-estrategista de ações e co-fundador da Delphi Digital, explicou em um tweet recente que a narrativa do “ouro digital” do Bitcoin está se fortalecendo.

Os mercados ainda precisam entender melhor se essa apresentação da maior criptomoeda do mercado como Ouro 2.0 será ou não suficiente para levar o Bitcoin a uma grande recuperação. Mas no momento o ele precisa vencer a sua crescente volatilidade.

 

Clique aqui para ler: Secretário do governo americano sugere regulamentação de criptomoedas nos Estados Unidos

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: