Bitcoin não pode quebrar os $20K enquanto apenas uma coisa importar

Bitcoin não pode quebrar os $20K enquanto apenas uma coisa importar

By Dan Ashmore - min. de leitura

Parece que há um fim da baixa à medida que nos aproximamos do final do mês de setembro nos mercados de criptomoedas.

O Bitcoin ainda está abaixo de US$ 20.000, pois nenhum impulso real foi capturado em todo o espaço. Isso resume meus pensamentos nos últimos meses: a única coisa que realmente importa agora é a situação macro.

Com a guerra na Ucrânia ainda em andamento, os preços da energia ainda sufocando as massas e um desastre de custo de vida se recusando a diminuir, o Bitcoin é simplesmente a ponta do iceberg. Está seguindo o mercado de ações que está seguindo as palavras de Jerome Powell, enquanto o Federal Reserve continua a travar uma guerra contra o desastre da inflação.

        

Tracei o gráfico acima para mostrar o quão relativamente benigno foi um mês pelos padrões do Bitcoin, já que a moeda laranja parece um pouco limitada no momento. O grande pico no início do mês pode ser atribuído aos pensamentos do mercado sobre a inflação, bem como à queda que se seguiu.

Federal Reserve continua a movimentar os mercados

Claro, o catalisador foi mais uma reunião do FOMC quando os últimos pensamentos do Fed sobre a inflação foram revelados ao mercado. À medida que as taxas continuam a subir no que agora parece ser uma posição firme do Fed para enfrentar o problema da inflação em primeiro lugar, a liquidez continua a fluir dos ativos de risco.

Isso afeta o mercado de ações, mas afeta significativamente mais os ativos criptográficos, devido à sua posição mais distante no espectro de risco. É por isso que praticamente todos os ativos digitais foram ainda mais correlacionados nos últimos meses do que normalmente são.

Mesmo o evento seminal do Merge no Ethereum não foi suficiente para resolver o problema maior, já que o Ethereum mal piscou e apenas escorreu junto com o resto do mercado.

O que podemos esperar do futuro?

Para mim, agora eu espero sentado à margem da situação. O ambiente macro é simplesmente muito imprevisível. Sinto que um inverno rigoroso vem por aí, especialmente na Europa, que permanece bem atrás dos EUA em relação aos aumentos das taxas.

Vimos o Reino Unido esta semana anunciar cortes de impostos que levaram a libra a um nível mais baixo, tamanha é a preocupação com sua fraqueza em meio à inflação contínua e um dólar ridiculamente forte (que no início deste ano alcançou a paridade com o euro e agora não está longe de fazer o mesmo com a libra).

A notícia que ninguém quer ouvir é que não importa o que aconteça no mercado de criptomoedas, nada vai subir até que a imagem macro se limpe. Depois de uma corrida de touros histórica que durou mais de uma década, precisamos pagar o pato.

Os bons momentos não podem durar para sempre. Em criptografia, sabemos disso mais do que ninguém. A grande diferença entre os ciclos atuais e anteriores é que, desta vez, a criptomoeda está em um mercado de baixa, enquanto a economia em geral também está.

Essa é uma grande mudança, e é muito assustadora.

Mas, por enquanto, esperamos e vemos qual é a próxima leitura do CPI e a reação resultante do Fed – e até então, o Bitcoin apenas seguirá tranquilamente.