“Bitcoin não é uma moeda” diz Banco Central da União Européia

“Bitcoin não é uma moeda” diz Banco Central da União Européia

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco Central Europeu utlizou o Twitter para responder perguntas de usuários na rede social. Durante a sessão de perguntas e respostas o BCE respondeu que não reconhece o Bitcoin como moeda, citando o economista-chefe do BCE. Além disso, o BCE também declarou que não acrescentaria nenhum Bitcoin às suas reservas monetárias.

Economista-Chefe do BCE: “O Bitcoin não é uma moeda, é um ativo muito volátil”

A pergunta, provavelmente provocada pelo aumento das organizações que buscam nas criptomoedas diversificar suas reservas monetárias, foi feita por Juuso Ilomaki. Seu tweet dizia: “o BCE tem planos de adicionar o #Bitcoin às suas reservas?”.

A conta do BCE no Twitter parece ter sido respondida por seu novo economista-chefe, Philip Lane. Lane já atuou como governador do Banco Central da Irlanda. A resposta dizia:

“Lane: Não. Bitcoin não é uma moeda, é um ativo e é muito volátil # AskkECB”

O BCE tem poder de decisão?

Esta afirmação não deve ser um grande choque para um entusiasta de criptomoedas que não dá muita importância para a opinião do BCE. No final da semana passada, no entanto, um executivo do BCE falou que a revelação da criptomoeda do Facebook, a Libra, é um “despertamento” para o BCE.

Mas para aqueles que esperavam uma valorização do Bitcoin, após um possível apoio do BCE, o comentário mais recente de Lane parece eliminar qualquer esperança de que o BCE esteja prestes a reverter drasticamente sua posição sobre as criptomoedas. Sendo assim, nesse sentido, a resposta de Lane no Twitter foi bastante negativa.

Analistas e apoiadores da primeira criptomoeda rapidamente destacaram que o Bitcoin, e outras criptomoedas, já estão amplamente disponíveis para uso em compras. Como tal, o comentário de Lane de que o Bitcoin “não é uma moeda” sofreu diversas críticas.

Um dos comentários mais apoiados afirmou que a “moeda é o que as pessoas escolhem (e concordam) em usar. Não é ditado [por organizações como o FED e o BCE] ”. Pierre Rochard, um engenheiro de software conhecido por defender as criptomoedas, simplesmente respondeu “Bitcoin é dinheiro”.

Outro comentário, argumentou que a queda do poder de compra do euro desde a sua criação é pior do que a volatilidade do Bitcoin. Resta saber se a Lane e o BCE vão considerar esses comentários, ou continuar se recusando a reconhecer o Bitcoin como moeda.

Clique aqui para ver: “Crise” no Deutsche Bank levou o Bitcoin a subir 11%?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: