HomeBitcoin não é dinheiro real, diz parlamento alemão

Bitcoin não é dinheiro real, diz parlamento alemão

Adolph Obasogie

moeda de bitcoin com bandeira da alemanha ao fundo

Os prestadores de serviços financeiros na Alemanha há algum tempo se mostram a favor da tecnologia blockchain e dos criptoativos. Grandes exemplos dessa abertura para o mercado de ativos digitais são a bolsa de valores Börse Stuttgart e o banco estatal alemão BayernLB. Em março deste ano (2019), a Börse Stuttgart anunciou uma parceria com a gigante editorial europeia Axel Springer e sua subsidiária Finanzen.net. A parceria divulgada seria para o lançamento de uma plataforma de negociação de ativos digitais. O BayernLB publicou um relatório bastante positivo para o preço do Bitcoin. O banco estatal prevê que o Bitcoin chegue a US$ 90 mil em 2020. Todavia, o parlamento alemão não se mostra tão favorável assim aos ativos digitais.

O parlamento federal da Alemanha publicou uma declaração, que expressa sua opinião sobre Bitcoin e demais criptomoedas. O anúncio trouxe diversas críticas severas, relacionadas à operação de criptoativos e o que eles oferecem. Algo notado na argumentação é a comparação do Bitcoin com a moeda fiduciária. Segundo o parlamento o Bitcoin não oferece as mesmas qualidades do dinheiro tradicional.

“Os tokens atualmente disponíveis no mercado, como o Bitcoin, na melhor das hipóteses, cumprem de maneira muito limitada as funções econômicas do dinheiro no sentido clássico. A resposta define as funções essenciais do dinheiro no sentido econômico: troca e meios de pagamento, reserva de valor e unidade de conta. O volume de pagamentos liquidados com os atuais tokens do tipo moeda é muito pequeno se comparado às moedas do governo. Além disso, os tokens não seriam adequados como reserva de valor devido às suas grandes flutuações de preços”.

Veja como comprar Ripple no Brasil

As stablecoins também foram destaques na pronúncia no parlamento. Elas foram colocadas como uma alternativa não viável para o problema de variações de preços dos criptoativos. O parlamento afirmou que as stablecoins não são confiáveis para complementar a dinheiro oficial do país. A preocupação é com o fato das moedas estáveis estarem atreladas a outros ativos, o que leva o seu uso como reserva inadequado.

“Como a resposta ainda afirma, as chamadas stablecoins estão atualmente tentando alterar os problemas de preservação de valor, anexando stablecoins a uma moeda ou cesta de moedas existente, ou apoiando-as em outros ativos o mais estável possível. A estabilidade das stablecoins depende, portanto, da estabilidade dos ativos ou moedas subjacentes”.

O projeto Libra do Facebook também foi mencionado na declaração. A análise se o projeto será legal no país ainda não foi concluída. O white paper publicado pela Associação Libra não é visto pelo governo federal como uma resposta confiável para essa avaliação.

Apesar de as declarações não serem favoráveis às criptomoedas, a Alemanha ainda não proíbe o comércio de ativos digitais.

Clique aqui para ler: Peter Schiff: Alta do Bitcoin aconteceu por causa das Baleias

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.