Bitcoin pode ser uma grande moeda no futuro, diz CEO da Atlantic Financial

Bitcoin pode ser uma grande moeda no futuro, diz CEO da Atlantic Financial

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Em uma entrevista para Naomi Brockwell que tem um famoso canal no youtube, Bruce Fenton, um cypherpunk, membro da Bitcoin Foundation e CEO da Atlantic Financial, contou como conheceu o Bitcoin, explicou sobre sua entrada no mercado de criptomoedas e Blockchain e revelou duas desconhecidas criptomoedas que chamaram sua atenção.

Em sua entrevista Bruce Fenton afirmou o potencial que essa nova tecnologia tem em abalar o sistema financeiro tradicional:

“O Bitcoin, como moeda, tem o potencial de fragmentar o dinheiro global e se tornar uma nova forma importante de dinheiro, talvez até mesmo algum tipo de moeda de reserva global. Acho que o Bitcoin terá um grande impacto nesse sentido. Estou empolgado com outras aplicações, como em Wall Street, a tokenização de títulos, toda essa variação de aplicabilidade é bem interessante também ”

Apesar de ser um grande entusiasta e ter investido muito em Bitcoin, ele aconselha aos investidores que tenham cautela, ainda é muito cedo para afirmar como vai ser o futuro. Mas segundo suas afirmações, ele tem quase certeza no sucesso da primeira criptomoeda no futuro e que sim o Bitcoin tem o poder de se tornar uma moeda global.

Fenton declarou que é fascinado por muitos projetos, mas que o Bitcoin é a implementação favorita da tecnologia Blockchain, ele destacou que sua fascinação por esses projetos, não podem confundir as análises, é necessário prudência, acrescentou ele:

“No caso do Bitcoin, o investidor pode perder tudo o que está investindo e muito de todos os outros projetos podem ir a zero, eles são muito arriscados, então eu sempre sou muito cauteloso sobre qualquer um desses projetos.”

O CEO da Atlantic Financial declarou quais projetos lhe chamaram mais a atenção e lhe despertaram o interesse para investir, são eles Ethereum, Ethereum Classic e Ravencoin. Ele também expressou interesse pela Monero e pelo projeto MimbleWimble, deixando claro que a privacidade que as criptomoedas têm a oferecer são aspectos que também atraem sua atenção. Fenton assumiu que dentre as menos conhecidas a Ravencoin é umas das principais por causa da tokenização que projeto permite.

Fenton disse que sempre esteve interessado em economia de livre mercado e tecnologias emergentes devido ao seu trabalho em Wall Street. Ele declarou que a fusão entre tecnologia e economia foi o que lhe mais atraiu para os investimentos em criptomoedas e na tecnologia Blockchain. Por isso fizemos um breve comentário sobre as criptomoedas pouco conhecidas citadas por Bruce Fenton em sua entrevista. Saiba mais sobre a MimbleWimble e Ravencoin.

MimbleWimble

Poucos conhecem o projeto MimbleWimble citado por Fenton em sua entrevista há um canal do youtube, o que vale destacar é que das principais diferenças entre o Bitcoin e o Mimblewimble é que o Mimblewimble suporta Transações Confidenciais. 

Nas transações de Bitcoin, tudo é público. É possível verificar os valores de entrada e saída e possível constatar que é uma transação válida aos calcular as entradas mais as saídas.

No sistema de transações confidenciais, todos os valores são criptografados homomorficamente com seqüências aleatórias de números, chamadas de “fatores cegantes”. 

Isso quer dizer que os valores das transações não poderão ser visualizados “diretamente” como no Bitcoin, eles são criptografados de uma maneira que permite que a matemática seja feita com texto cifrado, gerando um resultado criptografado que, quando descriptografado, corresponde ao resultado das operações executadas em texto simples. 

Isso significa que os valores são criptografados, mas é possível calcular que todos os valores de saída menos todos os valores de entrada, são iguais a zero e assim constatar se uma transação é válida.

RavenCoin

A Ravencoin foi criado a partir da base de código do Bitcoin, mas utiliza o algoritmo de mineração X16R. A moeda resistente a ASIC utiliza 16 diferentes algoritmos de mineração que aumentam automaticamente a segurança da rede. Curiosamente, a moeda leva o nome da terra de Westeros dentro do mundo de Game of Thrones.

A criptomoeda utiliza uma tecnologia blockchain especificamente dedicado à criação e transferência peer-to-peer de ativos. A Monero é focado exclusivamente na privacidade, a Ravencoin é especializada em transferência de ativos, também de forma anônima.

Na verdade outras criptomoedas podem ser utilizadas para transferências de ativos, Bitcoin e Ethereum por exemplo, mas esse não é o propósito deles. O Ravencoin permite que você crie e negocie quaisquer ativos do mundo real (por exemplo, barras de ouro, escrituras de terras) ou digitais (por exemplo, itens de jogos, licenças de software) em uma rede com apenas isso em mente.

Guia do Bitcoin