Bitcoin: Lightning Network promete reduzir custos e atrasos na confirmação

Bitcoin: Lightning Network promete reduzir custos e atrasos na confirmação

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Embora o Bitcoin tenha conseguido ganhar credibilidade e legitimidade no mundo financeiro, as altas taxas de transação e a demorado confirmação da transação, estão complicando e muito a vida dos usuários. A boa notícia é que os desenvolvedores estão fazendo progressos na implementação da rede Bitcoin Lightning (LN). A LN promete reduzir drasticamente as taxas de transação do Bitcoin e conseguir transações quase instantâneas. 

Os usuários de Bitcoin não estão satisfeitos com os altos custos das taxas de transação. As taxas médias de transações da Bitcoin aumentaram de cerca de US $ 0,69 USD em janeiro de 2017, para mais de $ 28 USD em 18 de dezembro, como mostrado no gráfico abaixo. O BitInfoCharts fornece este gráfico.

Além disso, o tráfego da rede Bitcoin ficou entupido devido a grande demanda por transações. Como resultado, confirmar as transações do Bitcoin está demorando um tempo extremamente longo.

Os tamanhos dos blocos são limitados, então isso significa que as transações que excederem a capacidade de um bloco ficam presas em uma fila para confirmação pelos mineradores de bitcoin. Esta fila de transações não confirmadas é chamada de mempool bitcoin.

Agora, entusiastas de Bitcoin e especialistas em criptomoedas estão centrando suas esperanças na atualização LN para reduzir as taxas de transações e a demora pra confirmar a transação.

O Lightning Network é essencialmente um sistema descentralizado onde os usuários podem configurar canais de micropagamentos para realizar uma ou múltiplas operações de pagamento off-blockchain.

Esses canais estão fora da rede do bitcoin. No entanto, uma vez que o canal de pagamento estiver fechado, as transações que ocorreram entre os canais são então transmitidas, como uma única transação, para a rede principal. Assim, independentemente do número de micro-transações realizadas, o bloco é acessado apenas duas vezes, quando o canal é aberto e quando o canal está fechado. Obviamente, essa abordagem reduziria significativamente o volume na rede.

Atualmente, três equipes trabalham independentemente na implementação do LN: ACINQ, Blockstream e Lightning Labs. No início de dezembro de 2017, eles anunciaram que seus respectivos sistemas haviam concluído os testes de pagamento na rede principal do Bitcoin.

À medida que a demanda por Bitcoin continuar crescendo, os custos das transações e a demora pra confirmar as transações na rede devem piorar. No entanto, muitos entusiastas e especialistas estão entusiasmados com a LN. Por exemplo, Ryan Radloff, co-fundador e diretor da CoinShares, disse a CNBC que a LN é a solução:

[LN] é uma implementação tecnológica que, no final deste ano, vai resolver este [problema], e estamos muito entusiasmados com isso.

Quer testar a Lightning Network? Acesse esse site aqui. https://htlc.me/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/