“Bitcoin falhou como uma moeda e não serve como reserva de valor”, diz diretor de Banco da Inglaterra

“Bitcoin falhou como uma moeda e não serve como reserva de valor”, diz diretor de Banco da Inglaterra

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O governador do Bank of England (BoE), Mark Carney, recentemente argumentou que o bitcoin, até agora “falhou” para ser uma moeda legítima medida por benchmarks padrão, pois não é uma loja de valor nem um meio de troca útil.

Ao falar em um evento privado na Regent’s University de Londres, o banqueiro central disse aos alunos que o bitcoin não atende esses dois requisitos essenciais para se tornar uma moeda legítima. Conforme citado pelo Business Insider, durante uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, ele disse:

“Faltou até agora em… os aspectos tradicionais do dinheiro. Não é uma loja de valor porque está em todo o mapa. Ninguém o usa como meio de troca. ”

O Business Insider aponta que o bitcoin é um meio de troca, já que é aceito na dark web. Embora sua volatilidade dificulte sua adoção, centenas, senão milhares, de comerciantes aceitam a cripomtomoeda. Estes incluem a Overstock.com e Microsoft.

Recentemente, no entanto, o processador de pagamento Stripe recentemente se afastou das ccriptomoedas, afirmando que havia menos casos “para os quais aceitar ou pagar com bitcoin que faziam sentido”. A popular plataforma de distribuição digital e jogos Steam parou de aceitar bitcoin, citando taxas elevadas e volatilidade do Bitcoin.

O argumento contra o bitcoin sendo uma loja de valor é baseado em sua volatilidade, como “você quer investir seu dinheiro e tenha certeza razoável de que seu valor não flutuará massivamente”. Embora a criptomoeda tenha visto recentemente seu valor subir em mais de 30% em uma semana , as falhas do governo quase podem destruir moedas fiduciárias. Tanto assim, que o bitcoin é negociado com um valor mais alto do que o comum (ágio), em países como o Zimbabwe e a Venezuela, onde a inflação é altíssima e moedas fiduciárias falharam.

Bancos Centrais no Bitcoin

Os comentários de Mark Carney não são surpreendentes e estão em linha com os de outros banqueiros centrais e personalidades de Wall Street, que recentemente estiveram pesando sobre bitcoin e o ecossistema de criptomoedas. Jens Weidmann, chefe do Bundesbank, argumentou recentemente que a substituição de fiat por bitcoin é muito arriscada. Ele afirmou:

“Para um sistema monetário e financeiro estável, não precisamos de criptomoedas, mas os bancos centrais obrigam a estabilidade de preços e a regulação bancária efetiva, e nós temos ambos na zona do euro”.

No início deste mês, o membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Yves Mersch, disse que as criptomoedas “não são dinheiro”, enquanto Agustin Carstens, gerente geral do Bank of International Settlements (BIS), afirmou que o bitcoin era uma “bolha, Ponzi, um ambiente desastre “, num momento em que os mercados de ações globais sangraram trilhões de dólares. Quem é a bolha?

Via: CCN.com