Bitcoin em um ciclo de alta, mas espera retração de 40%. Analistas dizem

Bitcoin em um ciclo de alta, mas espera retração de 40%. Analistas dizem

By - min. de leitura
Imagem de um mercado em alta

O Bitcoin caiu quase 9% desde que atingiu US$ 12.485, mas pode ter mais perdas de acordo com analistas.

A queda do Bitcoin para um mínimo de US$ 11.000 é uma ponta dos muitos retrocessos que o mercado deve esperar à medida que a criptomoeda mais alta atinge um novo recorde histórico.

Esse é o conselho e a opinião de Josh Rager, co-fundador do Blockrots.com e analista de criptomoeda.

Revisitando um tweet que ele compartilhou em 2019, o analista apontou o declínio atual como apenas um retrocesso.

De acordo com ele, “retrações de 30% a 40%” não serão surpreendentes, já que o último ciclo de alta parece levar o par BTC/USD a uma nova alta histórica acima dos $ 20.000 alcançados em dezembro de 2017.

A retração de bitcoin é um comportamento normal de mercado

Como visto nas últimas 48 horas e voltando à semana passada, o Bitcoin recuou dos novos máximos de 2020 acima de $ 12.480 para atingir mínimos de $ 11.079. A ação da semana passada parece confirmar um pequeno recuo para o BTC/USD.

No momento em que escrevo, o Bitcoin está em cerca de -9,0% desde o pico das altas no acumulado do ano e pode até mesmo sofrer novas quedas, dado que os ursos estão pretendendo interromper o ímpeto recente.

Josh Rager acredita que isso é perfeitamente normal e que os investidores devem estar prontos para muitos recuos mais severos.

Espero que vocês não estejam preocupados com essa retração do [BTC]. Vocês podem esperar várias retrações de 30% a 40% no caminho para novas máximas para o Bitcoin. Esta é apenas a realidade do mercado“, ele diz em um tweet.

Gráfico mostrando a ação do preço do Bitcoin na semana passada. Fonte: TradingView

O atual ciclo de alta do Bitcoin

De acordo com a empresa de pesquisa e análise CoinMetrics, o mercado de criptomoeda está no meio de um ciclo de alta que pode durar mais de um ano a partir de agora.

Uma análise dos primeiros ciclos de alta do Bitcoin mostra que esta pode ser sua quarta grande prestação da história.

Gráfico mostrando quanto tempo durou cada um dos três últimos principais ciclos de preços do Bitcoin. Fonte:CoinMetrics.

Uma olhada no ciclo de topos e fundos na última década mostra que o último ciclo de alta começou em 2015 e durou até o crypto bear market de 2018. Uma queda para mínimos de $ 3.000 iniciou o último ciclo em dezembro de 2018 e ainda não atingiu um novo top mais de 600 dias depois.

A queda do mercado de março de 2020 após a disseminação do Coronavirus levou o par de moedas BTC/USD a mínimos de $ 3.800. No entanto, os preços subiram para atingir uma nova máxima, sugerindo que uma repetição do último ciclo poderia ser massiva para o Bitcoin.

A história financeira nos mostrou que a formação de bolhas de ativos parece estar ligada a aspectos profundamente enraizados do comportamento humano“, afirma a pesquisa.

De acordo com o relatório, o último ciclo durou mais de 1000 dias. Como tal, se a tendência atual se mantiver, o Bitcoin pode atingir um novo recorde histórico em algum lugar nos próximos um ano e meio.