Bitcoin é um substituto para o ouro – não do dólar, diz Presidente do Fed

Bitcoin é um substituto para o ouro – não do dólar, diz Presidente do Fed

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem de um bitcoin e uma barra de ouro em cima de notas de dólar americano

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, acredita que o Bitcoin está mais próximo do ouro do que do dólar

O presidente do Fed dos EUA, Jerome Powell, observou ontem que o principal ativo do crypto, Bitcoin, está longe de ser um substituto para o dólar. Falando em um evento virtual do Innovation Summit do Banco de Compensações Internacionais (BIS), ele explicou que o Bitcoin não era apoiado por nada. O evento contou com a presença de Agustín Carstens do BIS e Jens Weidmann do Banco Federal da Alemanha.

Powell pareceu criticar a criptomoeda principal, descrevendo-a como “um ativo para especulação“. Sua crítica originou-se da volatilidade inerente do ativo que afeta sua viabilidade como reserva de valor. Em sua opinião, o ativo do crypto não pode competir com o fiat, mas ainda pode servir como um substituto para o ouro.

“É essencialmente um substituto para o ouro, e não para o dólar.”

Ele também mencionou, durante a videoconferência, que as moedas estáveis ​​eram uma melhoria em relação aos ativos do crypto tradicionais. De acordo com o presidente do Fed, os tokens de moedas estáveis ​​são muito mais avançados do que as criptomoedas porque estão vinculados a moedas fiduciárias específicas.

 “Até certo ponto, uma moeda estável é apoiada por moedas soberanas de países líderes, o que certamente é uma melhoria em relação aos ativos do crypto, eu diria”, revelou Powell. “Mas, mesmo assim, de onde vem a credibilidade? Vem daquela moeda soberana que é a barreira.”

A conversa também se estendeu para cobrir o assunto de moedas digitais do banco central. Os EUA ainda não deram nenhum passo significativo no desenvolvimento de uma moeda digital, mesmo com o aumento da pressão sobre o Federal Reserve. Powell confirmou que era possível criar um dólar digital, mas é preciso muito trabalho, especificamente para sua pesquisa e regulamentação.

“Os Stablecoins podem ter um papel a cumprir com a regulamentação apropriada, mas esse papel não será o de formar a base de um novo sistema monetário global. Uma moeda global governada pelos incentivos de uma empresa privada é algo que merecerá e receberá o mais alto nível de expectativas regulatórias ”.

É relatado que o Banco de Boston e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts estão trabalhando juntos para fornecer os resultados de suas pesquisas sobre o mesmo. Os dois estariam em processo de criação de protótipos CBDC nos próximos três meses.