Bitcoin é ou não é o Ouro Digital? Banco Central dos EUA diz que não

Bitcoin é ou não é o Ouro Digital? Banco Central dos EUA diz que não

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Nós entusiastas do Bitcoin acreditamos como verdadeira a narrativa de que a primeira criptomoeda é um ativo de segurança capaz de nos proteger de uma crise econômica. Por isso para a grande maioria dos investidores em Bitcoin, a criptomoeda é sim considerada o “ouro digital”.

 

Vale destacar que o que dar base para essa narrativa é que, o ativo tem características fundamentais semelhantes ao metal precioso, ambos são escassos, difícil de extrair, não controlado por uma organização centralizada, aceito globalmente e fungível, essas qualidade tornam o Bitcoin um ativo semelhante ao ouro, sendo por isso chamado de ouro digital e considerado um ativo de segurança.

Mas segundo a agência do Federal Reserve em Kansas City, ainda é muito cedo para ver o BTC como um ativo de segurança e ser considerado ouro digital. Em um relatório de uma das agências do Banco central americano, os banqueiros por algum motivo estão tentando diminuir esse entendimento. Vejamos abaixo o que eles estão dizendo.

Bitcoin não é um ativo de segurança… Ainda

O relatório que foi divulgado na semana passada, exatamente no dia 15 de abril, o Federal Reserve Bank de Kansas City explica que o Bitcoin não é um porto seguro, destacando que a primeira criptomoeda se comportou mais como um ativo de risco do que como ouro digital.

A agência do banco central em seu relatório citou dados da Bloomberg, que indicam que o Bitcoin, durante os recentes períodos de “estresse”, a criptomoeda se comportou uma correlação positiva com o índice S&P 500 num nível de 5%.

O relatório mostra que os períodos de estresse pelo qual o mercado financeiro passou em meados de março, os títulos do Tesouro de 10 anos e o ouro operaram com uma correlação ligeiramente negativa com o S&P 500, para eles essa diferença mostra que o BTC não alcançou a condição de ser considerado um porto seguro.

A opinião do Federal Reserve é importante, mas vale destacar que o Bitcoin é um ativo relativamente novo, por isso muitos analistas afirmam com certeza que o Bitcoin não é o ouro digital ainda. Na edição de abril da “Crypto Outlook” da Bloomberg Intelligence, o Bitcoin foi o tema chave e as opiniões dos especialistas foi que a primeira criptomoeda está pouco a pouco amadurecendo buscando se tornar o ouro digital.

Os analistas da Crypto Outlook” da Bloomberg destacam especificamente a adoção dos futuros de BTC da CME, a redução da volatilidade, o aumento da correlação entre ouro e a criptomoeda e o crescente número de usuários, segundo eles esses destaques apoiam sua afirmação de que o Bitcoin está lentamente se tornando ouro digital.

Apesar de o Bitcoin ainda não ser o ouro digital, vale destacar que muitos especialistas defendem a compra do Bitcoin em tempos de incerteza econômica, um exemplo recente foi o autor do best-seller Pai rico Pai pobre, Robert Kiyosaki, ele sugeriu a compra do Bitcoin em conjunto com o ouro.

O autor de Pai rico Pai pobre novamente tocou no assunto do Fed Reserve imprimir USD sem parar. No Twitter ele chamou o Fed e o Tesouro dos EUA de totalmente corruptos, para ele a proteção contra esses reguladores americanos é ouro (XAU) e Bitcoin (BTC).

Ele também menciona a prata como outro importante instrumento, declarando-a de melhor seguro contra um moribundo dólar americano.