Bitcoin e Criptomoedas: grandes recompensas econômicas ou políticas

Bitcoin e Criptomoedas: grandes recompensas econômicas ou políticas

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Don e Alex Tapscott em seu livro “Blockchain Revolution: Como a tecnologia por detrás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo”,p, 328, nos alertam que

“Não há nada que sugira que o Blockchain não possa cair na mesma armadilha como ocorreu com a internet. Ele pode ser resistente à centralização e ao controle; mas se as recompensas econômicas ou políticas forem grandes o suficiente, forças poderosas vão tentar capturá-la Os líderes deste novo paradigma distribuído precisarão fazer valer seus direitos e das início a uma onda de inovação econômica e institucional, a fim de garantir que todos tenham a oportunidade. Desta vez, vamos cumprir a promessa”.

Às vezes é ruim admitir que as coisas podem falhar, mas essa é a melhor maneira para nos preparar a fim de trabalharmos para que elas não falhem. A descentralização através das moedas digitais é real e potencial, mas ainda não atingiu grande parte de sua potencialidade na realidade. É possível, sim, construir um novo mundo a partir de um novo paradigma, mas também é verdade que as estruturas de poder consolidadas não vão entregar o poder de bom grado.

Todos os recursos possíveis e imagináveis serão usados nesse mercado a fim de cooptá-lo para que ele sirva aos interesses dos mesmos donos do poder de sempre.

Grandes recompensas

Com grandes liberdades vem grandes responsabilidades e com grandes recompensas vem grandes olhares e cobiça. A luta pelo poder do dinheiro é imemorial e acompanhou o desenrolar de toda a história humana desde quando temos notícia a seu respeito. Estudiosos dizem que mesmo a escrita foi desenvolvida primeiramente para servir aos serviços contáveis e só posteriormente aos propósitos filosóficos, artísticos ou religiosos.

As Criptomoedas podem geram grandes recompensas, é verdade. Com isso, certamente elas já chamaram a atenção daqueles que, se conseguirem, as levarão para o seu lado.

A boa notícia é que a descentralização oferece um ambiente mais hostil à tomada de poder por tais táticas e tais pessoas, ainda que o alerta sempre deva soar a fim de nos fazer sempre nos manter alerta contra tendências centralizadoras em meio aos projetos das criptos.

A essência da revolução deve ser preservada

Por mais nova que seja a tecnologia do Blockchain, sua essência já tem tradição em sua pequena história. Sua essência é possibilitar a liberdade financeira via descentralização e lutar por isso até conseguir oferecer às pessoas serviços e produtos financeiros tão bons ou melhores que seus concorrentes centralizados e, assim, ganhar a adesão das pessoas a fim de que, realmente, essa tecnologia mude o mundo.

As maiores recompensas que essa tecnologia pode gerar têm que ver com um mundo melhor para todos.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/