“Bitcoin” é a saída para a palestina abandonar o dinheiro israelense?

“Bitcoin” é a saída para a palestina abandonar o dinheiro israelense?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Autoridades palestinas estão planejando que o território palestino tenha sua própria moeda digital dentro de cinco anos, uma medida projetada para se proteger contra possíveis interferências israelenses, disse à Reuters o chefe da Autoridade Monetária Palestina (PMA).

Os palestinos não têm moeda própria e usam o euro, o dólar americano, o shekel israelense e o dinar jordaniano.

Com um certo controle sobre a oferta e, em última instância, a inflação, as autoridades estão considerando utilizarem o bitcoin como moeda da Palestina disse Azzam Shawwa.

“Isso é algo que gostaríamos de ver”, disse Shawwa. “Será chamado de libra palestina.”

Shawwa falou à Reuters na reunião anual do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, no Chipre. Na reunião, o BERD afirmou durante a reunião que começaria a investir na Cisjordânia e Gaza através de doações.

A PMA diz em seu site que pretende tornar-se um “banco central pleno e moderno” para uma Palestina independente.

Mas não está claro como a libra eletrônica planejada contornaria o acordo do Protocolo de Paris de 1994 que deu à PMA as funções de um banco central, mas sem a capacidade de emitir moeda. O protocolo de Paris recomendou o uso do “shekel” e deu a Israel o poder de vetar uma moeda palestina.

Há razões práticas pelas quais os palestinos podem considerar uma moeda digital. A autoridade palestina não tem nenhuma liberdade de imprimir seu próprio dinheiro, logo todo o dinheiro e as moedas vêm de outra parte.

“Se nós imprimimos uma moeda própria, precisaríamos de autorização dos israelenses e isso é um obstáculo”, disse Shawwa. “Então é por isso que não queremos entrar nisso.”

Os palestinos não são os únicos a considerar uma moeda digital. O banco central sueco disse que pode lançar uma moeda eletrônica.

Manter o status quo de usar quatro moedas, ou formalmente adotar uma delas também estão sob consideração, mas Shawwa disse que a moeda digital é a preferida.

“Mas não é apenas a moeda, você tem que ver a economia também. Emitir (uma moeda) é algo, mas você também precisa da espinha dorsal da moeda, reservas, ouro, petróleo e isso é parte do plano de negócios.

Já está dando o primeiro passo rumo a esses objetivos. Shawwa disse que a PMA estava em processo de mudança para um novo prédio construído em Ramallah.

O edifício “é projetado e construído para ser um banco central”, disse Shawwa, acrescentando que tinha um forte cofre.

Guia do Bitcoin