Bitcoin Cash quer impor taxa de 12.5% aos seus mineradores

Bitcoin Cash quer impor taxa de 12.5% aos seus mineradores

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin Cash foi o primeiro Hardfork do Bitcoin, a moeda se manteve forte por um bom tempo, garantindo uma posição estável na quarta colocação do mercado por capitalização total. Mas agora o Bitcoin Cash está ameaçado por uma proposta que está sendo quase forçada à rede.

Foi sugerido para a implementação na rede uma taxa de 12.5%, a taxa foi sugerida pelo CEO da BTC.Top, Jiang Zhuoer, e por um cartel de outros mineradores. Qual o problema da proposta? Esse cartel de mineradores quer obrigar a aceitação por parte dos nós e aqueles que não doarem com a quantia vão ser isolados da rede, já que esse grupo vai realizar ataques de 51% ordenado à rede.

Exatamente isso. Com essa nova proposta o Bitcoin Cash está se tornando uma rede centralizada e totalitária, tudo aquilo que uma rede na blockchain não pode representar. Caso o ecossistema avance com a ideia, é bem possível que o BCH desmorone em pouco tempo.

“O BCH implementar uma taxa de mineração de 12.5% é hilária e quem não doar vai ter seus blocks isolados. Literalmente um regime totalitário e centralizado com ameaças de ataques de 51%.”

 

Cotação do Bitcoin Cash: Quanto vale o BTC hoje?

 

Como notado por outros membros da comunidade, se esses mineradores possuem o poder de isolar um bloco, eles também possuem o poder de reverter e censurar transações. Um risco para qualquer rede, já que isso é um ataque de 51%, que se torna uma sentença de morte para qualquer rede.

Essa implementação possui perigosos efeitos desestabilizadores ao tentar forçar os mineradores a pagar uma taxa para minerar os novos blocos. Atualmente, esse plano de financiamento é suportado por cinco pools de mineração que representam cerca de 28% do hashrate do BTC. Se os apoiadores chegarem a 51%, eles podem realizar uma softfork e os outros 49% ficariam vulneráveis.

Charlie Lee, fundador do Litecoin, também comentou sobre o assunto:

“Esse cartel de mineração corresponde a cerca de 28% do hashrate do BCH. Eles não podem forçar esse soft fork a menos que eles consigam mais hashrate. É bem provável que isso leve à muitas forks. Acrescentar um recurso tão centralizador de forma coerciva abre caminho para um terrível precedente.”

A maior parte do hashrate do BCH é controlado por “mineradores desconhecidos”. Mas muitos especulam que esses mineradores são controlados por esse atual cartel e até mesmo por Roger Ver, criador do Bitcoin Cash. Independente disso, todo o hash do BCH é bem pequeno (cerca de 2% do Bitcoin) e essas propostas elevam o risco de mineradores abandonarem a rede, deixando o hash ainda mais baixo.

Veja também: Crise com pagamentos faz Pornhub adicionar o Tether

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: