Bitcoin Cash faz Hard Fork e agora tem blocos de 32 mb e futuro suporte para contratos inteligentes

Bitcoin Cash faz Hard Fork e agora tem blocos de 32 mb e futuro suporte para contratos inteligentes

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Hoje, o Bitcoin Cash (Bcash ou BCH) ativou um hard fork que aumentará o tamanho do bloco BCH de 8MB para 32MB e adicionará novos códigos OP ao codebase.

Blocos maiores

Inicialmente anunciado em novembro de 2017, a atualização começou às 12:00:00 UTC, quando o Hard Fork foi inicializado.

Como informamos em abril, o fork inclui a adição de códigos OP, que permitem recursos de contratos inteligentes.

Preocupações com a segurança

No entanto, o enorme aumento no tamanho do bloco atraiu mais atenção. As atualizações do blog sobre o Hard Fork do Bitcoin Cash permanecem otimistas de que a atualização reduzirá as taxas de transação, mas os críticos alegam que há desvantagens potenciais por quadruplicar o tamanho do bloco, já que as preocupações com a segurança dos tamanhos grandes de blocos ainda aparecem.

Bitcoin (BTC) é o verdadeiro Bitcoin

No entanto, como relatado pelo Guia do Bitcoin, o debate sobre o tamanho dos blocos poderia ser mais exagerado e estimular mais os ideais sobre a pureza do Bitcoin. Desenvolvedores de núcleo de Bitcoin (que preferem uma abordagem mais conservadora) e desenvolvedores de Bitcoin Cash têm uma longa história de divergências sobre as especificações técnicas.

Amaury Séchet, desenvolvedor líder do Bitcoin ABC, também é um forte defensor dos tamanhos de blocos maiores. Um post de blog de fevereiro de 2017 destaca sua crença:

“As pessoas não querem blocos maiores por causa de blocos maiores, mas pelo valor que trazem para os usuários, assim como as pessoas não querem carros maiores por causa do carro maior, mas porque podem transportar mais pessoas ou coisas dentro dele”.

O Bitcoin ABC recomenda que todos os operadores de nó atualizem para a versão 0.17.1. O Bitcoin Unlimited e o Bitcoin XT também lançaram clientes atualizados que suportam o fork rígido.

Códigos OP adicionais e contratos inteligentes

Além de aumentar o limite da portadora de dados para OP_Return a 220 bytes, a bifurcação introduz novos recursos de contrato inteligente, muitas vezes incorretamente considerados exclusivos da Ethereum. Os contratos inteligentes permitem que as transações ocorram de forma condicional, permitindo que os desenvolvedores criem contratos de pagamento dinâmicos.

Satoshi Nakamoto, o criador do verdadeiro Bitcoin (BTC), removeu habilidades de contrato inteligente no início do desenvolvimento do protocolo Bitcoin. Este hard fork do Bitcoin Cash adicionará de volta os códigos OP que tornam possíveis os contratos inteligentes.

Os códigos foram removidos do protocolo Bitcoin em junho de 2010, em grande parte porque eles forneceram uma superfície de ataque que os desenvolvedores não queriam gastar mais tempo, como Steve Shadders, desenvolvedor do nChain, descreveu em uma atualização técnica sobre o recurso. Apesar do entusiasmo de longa data dos desenvolvedores do Bitcoin Cash, o projeto está lançando os recursos do código OP gradualmente, uma vez que ainda existem preocupações de segurança que não foram totalmente resolvidas.

No futuro, a segurança será o curinga que todos acompanham de perto, à medida que o Bitcoin Cash atinge um marco histórico com o fork atual.