Bitcoin caiu US$ 200 ontem. Foi uma baleia ou medo da regulamentação?

Bitcoin caiu US$ 200 ontem. Foi uma baleia ou medo da regulamentação?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

As vendas de grandes quantidades de Bitcoin coincidiram com uma carta do Procurador Geral de Nova York. O preço do Bitcoin caiu US $ 200 em questão de minutos na terça-feira.

Houve dois eventos que podem ter ocasionado essa queda, 1º dois indivíduos desconhecidos venderam milhões de dólares em bitcoin, 2º escritório do Procurador Geral de Nova York anunciou que está abrindo uma investigação em algumas exchanges de criptomoedas.

Baleias Bitcoin

Abaixo você pode ver um saldo de carteira negativo em 6.500 bitcoins, que a preços correntes vale pouco mais de US $ 50 milhões. O dono da carteira não é conhecido.

Além disso, outro trader anônimo que comprou US $ 400 milhões em bitcoin em fevereiro de 2018 vendeu 6.600 bitcoins na segunda-feira.

O mercado de criptomoedas é muito sensível ao comportamento do que eles chamam de baleias bitcoin, que são carteiras que contêm quantidades muito grandes de Bitcoin.

Segundo a Bloomberg há aproximadamente 1.000 pessoas que possuem cerca de 40% de todo o mercado.

Um exemplo de uma baleia Bitcoin é Nobuaki Kobayashi, fiduciário de uma exchange de Bitcoin, outrora dominante e agora extinta, que possui cerca de 1,9 bilhão de dólares em Bitcoin. No dia 5 de fevereiro, ele vendeu 18.000 bitcoins e fez com que o preço caísse ao menor nível em 3 meses.

Tal é a sensibilidade para a questão, que no mês passado houve muita agitação sobre uma venda que nem sequer aconteceu; um funcionário da CNBC recebeu 200.000 bitcoins, publicou um post no Twitter sobre o assunto e causou preocupação.

Crise em Nova York

De acordo com um comunicado de imprensa, o Procurador Geral de Nova York AG Schneiderman enviou uma carta a 13 exchanges de criptomoedas “solicitando informações importantes sobre suas operações, controles internos e salvaguardas para proteger os ativos dos clientes”.

Schneiderman escreveu: “Nossa Iniciativa de Integridade nos Mercados Virtuais se propõe a [promover] a responsabilidade e a transparência no mercado de moeda virtual que os investidores e consumidores merecem.”

As exchanges foram realizadas com um questionário que solicita informações sobre os seguintes assuntos:

 1. Propriedade e controle
2. Operações básicas e taxas
3. Políticas e procedimentos de negociação
4. Interrupções e suspensões comerciais
5. Controles Internos
6. Privacidade e lavagem de dinheiro

A solicitação foi enviada para as principais bolsas, como GDAX, Gemini, Bitfinex e Binance.

A criptomoeda também é muito sensível aos anúncios do governo sobre regulamentação, e algumas agências de notícias estabeleceram uma conexão entre a queda no preço e a divulgação da carta. No entanto, como o MarketWatch apontou, o pronunciamento ocorreu cerca de 4 horas antes da queda.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/