Bitcoin Banco trava batalha na Justiça contra seis membros da comunidade de criptomoedas brasileira

Bitcoin Banco trava batalha na Justiça contra seis membros da comunidade de criptomoedas brasileira

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

 

O Grupo Bitcoin Banco em crise financeira, muitos processos na Justiça e divisão de opiniões.

GBB processa seis membros da comunidade de criptomoedas brasileira

Por meio de suas empresas integradoras NegocieCoins e TemBTC,  o GBB está processando seis usuários e membros da comunidade brasileira de criptomoedas, alegando fraude em plataformas do grupo, sendo em R$ 50 milhões de perdas. 

O processo pede indenização por danos morais, condenação penal e bloqueio judicial de valores dos usuários da comunidade. O Juiz responsável pelo caso, Marcelo Mazzali, diz que para prosseguir com o processo, o GBB precisa realizar uma auditoria externa em suas plataformas que estão envolvidas na ação, já que o caso protocolado foi relatado por um funcionário da empresa,  o Sr. Juliano de Morais P. Santos. Esse parecer da auditoria externa e imparcial,  deverá ser anexado aos documentos do pedido de processo.

Segundo Mazzali, mesmo as empresas solicitantes terem condutas éticas tratadas em compliance, as moedas digitais ainda não tem regulamentação no Brasil, portanto, não há órgão externo que possa controlá-las e orientá-las quanto a comercialização.

Mais processos: Portal do Bitcoin teve matéria censurada

O GBB havia aberto processo contra o site de notícias sobre moedas digitais, Portal do Bitcoin, por causa de uma matéria veiculada no site, no dia 06/06/19, onde era comparada a estratégia do Bitcoin Banco para efetivar o saque de seus clientes com a da Minerword,  uma suposta pirâmide financeira que está envolvida em outros escândalos financeiro aqui no Brasil.

A justiça, a princípio, decidiu favorável ao Portal do Bitcoin, alegando que a abertura do processo era “descabida” e não poderia contribuir com o cerceamento de informações.

Porém, o pedido foi revogado em 2º instância pelo Juiz Substituto Fábio André Santos Muniz, pertencente ao Poder Judiciário do Estado do Paraná. A nova decisão exige que o portal de notícia retire a portagem mencionada a cima.

O Portal do Bitcoin disse em nota que irá recorrer da decisão.

 

Fonte: Cointelegraph

Leia mais: Análise Técnica Bitcoin – Preço do Bitcoin hoje – 12/06

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: