HomeBitcoin atinge $24.000 no Irã após país legalizar mineração de criptomoedas

Bitcoin atinge $24.000 no Irã após país legalizar mineração de criptomoedas

Benson Toti

O preço do Bitcoin (BTC) mais caro do mundo está no Irã. Uma combinação de alta demanda em moeda estrangeira, sanções econômicas e um melhor ambiente regulatório – com alguma especulação – fizeram com que o preço da moeda digital líder caísse para o céu.

Irã abraça de vez a mineração de criptomoedas

Na terça-feira, o Irã anunciou que começará oficialmente a reconhecer a mineração de bitcoin e outras criptomoedas como uma indústria dentro de três semanas. O Banco Central do Irã, que tem política monetária e cambial no exterior, deve elaborar uma estrutura política para o setor, disse Abolhassan Firouzabadi, secretário do Conselho Supremo do Ciberespaço do Irã.

Firouzabadi disse à IBENA – uma agência de notícias especializada em bancos e economia, que é afiliada ao Banco Central do Irã – que o aprofundamento do uso de criptomoedas está previsto para suavizar o comércio entre o Tehrain e seus parceiros, especialmente na sequência de novas sanções americanas. “Mas a política final para legislar (mineração de criptomoedas) ainda não foi declarada”, disse o IBENA.

Alta inflação

O preço do BTC iraniano reflete amplamente a diferença entre a taxa de câmbio oficial e dos mercados, um reflexo das pressões inflacionárias que se acumulam em uma economia sob as sanções dos EUA. Por US$ 24.000, o BTC no Irã está sendo negociado a um prêmio de cerca de 240% para a média global.

O Irã, terceiro maior produtor de petróleo do mundo, espera alavancar as criptomoedas para compensar o esperado aperto nos dólares decorrente das sanções econômicas dos EUA, destinadas a cortar as vendas de petróleo do país, a força vital da economia.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.