Bitcoin 2 – O Scam que valorizou mais de 2.000% em 2 dias

Bitcoin 2 – O Scam que valorizou mais de 2.000% em 2 dias

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Mais um dia no criptomercado, mas uma scam para tentar tirar dinheiro de investidores. Dessa vez temos uma moeda chamada “Bitcoin 2” que apresenta um retorno de investimento de mais de 5.000%, mesmo tendo pouco mais de 4 meses de criação.

Mas afinal, o que á Bitcoin 2? Bom, a resposta curta é que ela é uma shitcoin em que nada faz sentido e muito provavelmente vai fazer você perder dinheiro. Mas a resposta longa é ainda mais desanimadora.

O que é o Bitcoin 2?

O Bitcoin 2 se denomina uma fork do Bitcoin realizada no dia 5 de fevereiro a partir do bloco 507850. Mas é justamente aí que temos as várias contradições do projeto em si.

O Bitcoin 2 é uma fork do Bitcoin, porém, ela diz ser “completamente escalável”, “com transações verificadas instantaneamente” e que usa um algoritmo de Proof-of-Stake. Ou seja, tudo o que o Bitcoin não é.

Ou estamos diante de uma fork verdadeiramente milagrosa que corrigiu os problemas do Bitcoin e adicionou recursos a mais ou estamos diante de um projeto que claramente não tem um produto real tentando se passar por algo maior do que realmente é.

Independente da resposta, o Bitcoin 2 conseguiu chamar a atenção de muitos “investidores” e durante os últimos dias vem apresentando altas de até 2.000%. No momento da escrita desse artigo a moeda estava operando em uma alta de 126%.

Até o dia 5 de junho, o Bitcoin 2 operava abaixo dos $0.50, porém, nos últimos dois dias o preço explodiu, alcançando uma ATH de $26. Atualmente a moeda opera em torno dos $6 dólares.

Em reais, a moeda que já valeu R$0,323851 nos seus primeiros dias, chegou a uma alta de R$142,40.

Mas não deixe essa alta valorização enganar. A Bitcoin 2 continua como um Scam e que apresenta mais riscos do que simplesmente perder o dinheiro investido, apesar de essa ser a consequência imediata.

Os riscos do Bitcoin 2

O Bitcoin 2 é um scam inegável, desde as movimentações estranhas de preço que caracterizam um claro esquema de pump e dump até o site que é de um amadorismo completo.

Além do site temos um Roadmap que beira o ridículo quando comparamos com moedas que são no mínimo funcionais.

Roadmap do Bitcoin 2, que em sua essência não demonstra plano nenhum

Com certeza a moeda vai quebrar logo, com muitas outras que se foram e deixaram muito prejuízo pelo caminho. Mas, vamos supor que você sabia que a moeda vai quebrar e pretende vender em um pump para ter lucro, mesmo sabendo que é um scam. Aí entramos no segundo risco que essa moeda apresenta.

Para negociar Bitcoin 2, fora do mercado P2P, só dá para usar duas exchanges, a Crex24 e a Escodex, duas exchanges que foram amplamente criticadas por serem scam, por serem inseguras e por terem volume falso.

Com certeza não é uma boa ideia confiar a chave da sua carteira à essas duas corretoras. Além de perder seu investimento caso não consiga vender mais a moeda em uma alta é possível que seus fundos sejam roubados por causa dessas exchanges que possuem uma péssima reputação.

A culpa do CoinMarketCap na popularização do Bitcoin 2

O CoinMarketCap é o maior divulgador de preços e gráficos de criptomoedas no mundo. Por isso, muita gente utiliza esse serviço para acompanhar a situação do mercado. Com isso, muita gente pode achar que o Bitcoin 2 é um projeto decente, afinal, ele aparece no top 100 do CMC e durante o seu ATH estava entre as top 25.

O rank do CoinMarketCap é feito através da capitalização de mercado da moeda. Porém, o medidor já foi criticado outras vezes em relação a forma como ele mede esse dado.

 

“Porque o CoinMarketCap usa dados de apenas duas corretoras scam para valorizar uma shitcoin como o Bitcoin 2 a meio bilhão de dólares?! Isso faz o criptomercado parecer uma piada completa!”

No site, a Bitcoin 2 tem uma capitalização de mercado de $112.583.877 no momento da escrita, um número considerável e que agrega bastante valor à moeda, quase que legitimando o token como um ativo sério.

Porém, o CoinMarketCap baseia esse dado única e exclusivamente nas duas exchanges que mencionamos acima, que são acusadas de falsificar volume.

Outros sites do gênero, como o CoinGecko, listam a moeda com o mesmo preço registrado do CMC, mas sem um valor definido para a capitalização de mercado, afinal, esse é um dado não confiável.

No mais, quem quiser arriscar nessa criptomoeda, a dica é usar uma carteira completamente separada e manter em mente que tudo é um esquema de pump e dump (no mínimo), esse não é um investimento confiável.

Veja também: Análise Técnica Bitcoin – Preço do Bitcoin hoje – 07/06