HomeBinance sob investigação para manipulação de mercado e negociação com informações privilegiadas

Binance sob investigação para manipulação de mercado e negociação com informações privilegiadas

Sam Grant

A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) alega que alguns dos funcionários da bolsa podem ter se aproveitado dos usuários

A maior bolsa de criptomoeda do mundo está mais uma vez sob os holofotes, desta vez por causa de alegações de possível negociação com informações privilegiadas e ações para manipular o mercado. A Bloomberg relatou o assunto na sexta-feira, citando pessoas conhecidas que alegaram que a bolsa estava sendo investigada pela US Commodity Futures Trading Commission para possível exploração pelo cliente.

Um porta-voz da Binance respondeu à Bloomberg sobre as alegações de que a empresa tem uma política de tolerância zero para negociações com informações privilegiadas. O porta-voz também disse que a bolsa toma medidas imediatas contra as pessoas envolvidas em tais atividades, com os infratores enfrentando a pena mínima de demissão imediata.

Deve-se notar que a CFTC não estabeleceu oficialmente nenhuma acusação contra Binance. O relatório da Bloomberg sugeriu categoricamente que a comissão estava conversando apenas com testemunhas em potencial. Existe a possibilidade de que as investigações não resultem em qualquer ação judicial.

Binance enfrentou investigações anteriores por outros órgãos do governo nos Estados Unidos sobre acusações de lavagem de dinheiro e fraude fiscal. A bolsa estava anteriormente sob investigação pela CTFC por possivelmente ter permitido que usuários norte-americanos negociassem derivativos. A última ação da comissão parece ter surgido da mesma investigação.

A entidade de criptomoeda está recebendo calor de todos os cantos, considerando que a plataforma enfrenta uma ação legal em potencial de um grupo de investidores. Os investidores afirmam ter sofrido danos graves devido a uma interrupção em maio decorrente de um problema técnico. A 'falha' afetou a capacidade dos clientes de flexibilizar suas posições, o que significa que eles foram confrontados com a liquidação forçada em um momento de alta volatilidade do mercado.

Em resposta, a Binance ofereceu uma restituição cobrindo entre 10% e 30% das perdas, mas nem todos os usuários aceitaram a oferta. Alguns se uniram para rejeitar a indenização e agora buscam uma indenização no valor de $20 milhões.

Todas as ações judiciais contra a Binance foram complicadas, ainda mais pelo fato de que a bolsa carece de um centro de operações estabelecido. Como tal, não está especificamente vinculado a nenhuma jurisdição onde os usuários possam tomar medidas legais. No entanto, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, sinalizou na semana passada que a bolsa planeja estabelecer uma sede definida e simplificar a estrutura da empresa.

No mês passado, outra bolsa de criptomoeda que está sob investigação, a BitMEX, chegou a um acordo com a CFTC e a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN) para pagar uma multa de $100 milhões. O acordo ocorreu após uma ação civil movida pela CFTC em outubro de 2020 sobre operação não registrada, acusações de lavagem de dinheiro e violação dos regulamentos da CTFC. O BitMEX, no entanto, não admitiu qualquer irregularidade.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.