Binance, secretamente, muda detalhes no whitepaper da BNB

Binance, secretamente, muda detalhes no whitepaper da BNB

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Binance, quase que secretamente, mudou o seu whitepaper. Mais especificamente, o novo documento traz novas informações em relação a como a empresa realiza a “queima” do seu token nativo, a Binance Coin (BNB).

Como mostrado em uma imagem pelo The Block, a mudança no whitepaper remove a clausula que dizia que a empresa usava 20% de seu lucro para comprar BNB e realizar a queima dos ativos. Na esquerda temos a foto com o whitepaper original, publicada em 2017. A imagem da direita mostra a nova versão.

A The Block entrevistou Changpeng Zhao, CEO da Binance e segundo o site ele disse que:

“Nós recentemente atualizamos o nosso whitepaper para melhor descrever como nós conduzimos a queima de ativos. Por exemplo, nós removemos a referência a comprar o BNB, porque nós não compramos o BNB, apenas reduzimos o suprimento ao queimar as moedas. Também removemos a linguagem relacionada a lucro porque algumas regiões tendem a associar lucros a securities e nós queremos distanciar a BNB disso. Então no futuro nós planejamos descrever as queimas trimestrais dessa forma e vamos queimar o que nós sempre queimamos.”

Segundo o site, um porta-voz da Binance confirmou que o montante de BNB queimado ainda é equivalente a 20% do lucro da companhia.

Porém, o fato de que o whitepaper foi atualizado sem nenhum processo formal foi o que mais chamou a atenção de vários observadores. Muitos disseram que a troca foi para evitar as dores de cabeça com compliance que estavam atormentando a exchange por usar jargões de Wall Street relacionados a securities.

Porém, se os reguladores forem o verdadeiro motivo da mudança, a edição pode não ser o suficiente para evitar problemas futuros. Um advogado colaborador do The Block, Stephen palley, disse:

“Mudar a linguagem em um whitepaper não necessariamente tem um impacto na análise de reguladores em relação a classificar algo como uma security.”

Além do mais, alguns também afirmam que a queima de tokens não traz os mesmos benefícios de “comprar de volta” os tokens lançados no mercado. Porém, ainda assim isso ajuda a controlar o suprimento.

Veja também: Disney pode se tornar dona das exchanges Bitstamp e Korbit