Binance Congela Fundos Enviados de um Endereço Ligado ao Hack de US $49M Sofrido pela Upbit

Binance Congela Fundos Enviados de um Endereço Ligado ao Hack de US $49M Sofrido pela Upbit

By - min. de leitura
Atualizado 07 setembro 2020

Hackers violaram a troca de criptografia Upbit em novembro de 2019, perdendo US $49 milhões em criptografia – ontem eles tentaram vender Ethereum roubado na Binance

Hacker rouba Ethereum
A Binance se moveu rapidamente ontem para congelar fundos em suas bolsas vinculados ao hack sofrido pela Upbit no final do ano passado

Com tantas trocas sendo violadas nos últimos anos, a Binance e outras grandes trocas resolveram congelar quaisquer fundos relacionados a hackers enviados para suas plataformas. A Binance fez exatamente isso depois que um endereço vinculado ao hack sofrido pela Upbit em 2019 enviou 137 Ether (ETH) para a bolsa.

Em 13 de maio, por volta das 16:00 UTC, o Whale Alert selecionou uma transação envolvendo 137 ETH (no valor de US $27.000) que foi enviada à carteira de câmbio da Binance. O bot alertou a bolsa de valores que a origem do fundo era um endereço vinculado ao grupo de hackers responsável pelo hack da Upbit.

Em pouco tempo, o CEO da Binance, Changpeng Zhao (apelidado de CZ), twittou que a bolsa havia congelado os fundos. A CZ acrescentou que estava devolvendo os fundos recuperados à Upbit. A Binance conseguiu bloquear e transferir os fundos apenas 30 minutos depois que o Alerta de Baleias avisou que o saque estava sendo movido.

Em seu tweet, o CEO da Binance acrescentou:

“A Frozen, trabalhará com a UpBit para verificar e envolver a aplicação da lei e distribuir os fundos. Esperando que alguém se queixe nas mídias sociais sobre congelar fundos. Mas devemos combater os maus atores.”

Não é a primeira vez que a Binance congelou fundos que hackers tentaram lavar por meio de suas trocas. Em janeiro de 2019, os hackers roubaram US $16 milhões da Cryptopia. A bolsa da Nova Zelândia teve que interromper suas operações após o hack. A Binance congelou os fundos quando os hackers mais tarde tentaram vendê-los.

Embora a Binance tenha conseguido congelar a transferência do 137 ETH, os hackers vinculados ao hack da Upbit ainda conseguiram mover com êxito algumas de suas reservas de criptomoedas roubadas por meio de trocas, incluindo a Binance. Os dados mostram que mais de 3.600 ETH, no valor de US $725.000, foram removidos da carteira dos hackers nas últimas 24 horas.

Segundo a Uppsala, quase US $3,2 milhões em Ethereum (ETH) roubados pelos hackers foram lavados por várias trocas. Além da Binance, entre as outras principais plataformas de criptomoedas usadas ​​pelos hackers também tem a Bitfinex.

Embora seja difícil identificar a motivação por trás da decisão dos hackers de enviar os ETH no valor de US $27.000, considerando os milhões roubados, é provável que os hackers estejam tentando avaliar a rapidez com que a Binance agiu antes de decidir mover uma quantia maior.