Binance Chain: Binance revela demo de sua nova exchange DEX

Binance Chain: Binance revela demo de sua nova exchange DEX

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

A Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, revelou a primeira demonstração de sua tão esperada plataforma de negociação descentralizada, que servirá como um componente central da futura blockchain pública da empresa.

Durante a breve demonstração, um engenheiro da Binance demonstrou como usar a plataforma para emitir um novo token de criptomoeda e, em seguida, listá-lo na exchange descentralizada (DEX). O engenheiro criou e preencheu uma ordem de venda usando dois computadores separados conectados ao DEX. A plataforma ainda não possui uma interface (GUI), então a demonstração foi realizada usando uma interface de linha de comando (CLI).

Apesar de enfatizar que a plataforma está em desenvolvimento “bruto, pré-alfa”, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que o projeto está vários meses adiantado.

“Ainda há muito trabalho a ser feito para transformá-lo em um produto final”, disse ele. “No entanto, acho que esse é um marco importante para a Binance Chain.”

Exchanges descentralizadas são o futuro

Como o Guia do Bitcoin sempre informa, as exchanges descentralizadas (DEX) são amplamente vistas como a próxima fronteira no comércio de criptomoedas, pois permitem que os usuários negociem ativos com outros usuários sem precisar confiar seus ativos a terceiros, onde podem ser hackeados por invasores externos ou roubados por funcionários mal-intencionados. As DEXs também podem fornecer aos usuários acesso a plataformas de negociação que não podem ser censuradas por governos hostis.

A plataforma Waves já saiu na frente com uma exchange DEX integrada em sua própria carteira e que já conta com um volume de transações bem interessante.

Embora essas plataformas já existam, elas ainda precisam atrair volume suficiente para se tornar uma força importante no mercado global. Espera-se que isso mude, especialmente porque as empresas de liquidez imediata, como a Binance, buscam migrar seus serviços centralizados para essas estruturas descentralizadas.

Várias outras bolsas centralizadas, incluindo os pesos-pesados ​​Huobi e OKEx, anunciaram planos semelhantes de construir suas próprias trocas descentralizadas e blockchains públicos. Outros, como a Coinbase, buscaram aquisições de DEX, mas até agora mantiveram suas operações separadas da marca principal da empresa.

No mês passado, a Binance anunciou que havia feito sua primeira aquisição, comprando a carteira Trust Wallet por uma quantia não revelada que incluía uma mistura de dinheiro, ações e tokens BNB. A bolsa disse na época que a Trust Wallet servirá como uma das várias carteiras padrão para a DEX quando ela finalmente for ativada.