Binance busca adotar um modelo operacional centralizado

Binance busca adotar um modelo operacional centralizado

By Sam Grant - min. de leitura

Em entrevista recente, o presidente-executivo da Binance admitiu que o melhor caminho a seguir em termos de conformidade regulatória é realizar uma base centralizada

Binance, a plataforma de ativos digitais líder mundial em volume de negócios diários, revelou perspectivas de criação de um endereço permanente. O endereço servirá como o núcleo das operações e outras atividades da empresa. O CEO Changpeng Zhao observou recentemente que, sendo uma bolsa centralizada, a Binance precisava manter uma estrutura e operação centralizadas para desfrutar de um bom relacionamento com os reguladores.

Ele, porém, deixou as especulações sobre o local exato onde a bolsa pretende estabelecer sua casa.

"… Percebemos que precisamos ter uma entidade centralizada para trabalhar bem com os reguladores. Precisamos ter registros claros da propriedade das partes interessadas, transparência e controles de risco", disse ele ao South China Morning Post.

Uma bolsa centralizada é necessária para ter registro completo nos países onde opera. Não foi o caso da Binance, que assumiu um caráter descentralizado apesar de ser uma plataforma centralizada de ativos digitais. Isso levou a uma série de conflitos com várias autoridades regulatórias em todo o mundo, incluindo no Reino Unido, Polônia, Itália, Malásia, Japão, Tailândia, África do Sul e Cingapura.

Zhao observou especificamente na entrevista que o modelo descentralizado de operação da empresa pode ter feito os reguladores pensarem que a bolsa é duvidosa.

“Os reguladores nos perguntam, 'onde fica a sua sede?' E nossa resposta é, 'bem, não temos uma sede.' Isso não vai bem com os reguladores. Eles não sabem como trabalhar conosco. Às vezes, eles até pensam que somos duvidosos, obviamente", disse ele.

Embora o estabelecimento de um endereço oficial de operação possa expor a bolsa a alguns requisitos regulatórios rigorosos, tornou-se uma necessidade se a Binance deseja acertar as coisas com os reguladores. Zhao reconheceu a necessidade de fazer a mudança.

"Para o negócio de bolsa centralizada, precisamos ser centralizados. Precisamos ter uma entidade centralizada por trás disso, com investidores claros, governança adequada do conselho, procedimentos KYC/AML muito transparentes e fortes controles de risco."

Zhao também mencionou durante a entrevista que, no que diz respeito à captação de criptomoedas, o uso de moedas digitais apoiadas pelo banco central ajudaria a promover a aceitação do Bitcoin na comunidade.

Apesar de seus problemas recentes, Binance está tentando se restabelecer. A reavaliação de seu relacionamento com os reguladores pode percorrer um longo caminho para atingir esse objetivo. O novo desenvolvimento, caso se concretize, aumentará as medidas de introdução de requisitos KYC atualizados para todos os novos clientes, a revisão dos limites de alavancagem e a contratação de Greg Monahan, um ex-oficial do IRS, para avançar nos esforços de combate à lavagem de dinheiro.