Bem vindo à Economia 2.0: criptomoedas e tokens dominam o mundo

Bem vindo à Economia 2.0: criptomoedas e tokens dominam o mundo

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A realização de airdrops, programas de recompensas e ICOs são provavelmente a maneira mais eficiente para as startups de blockchain (e startups de tecnologia em geral) levantarem capital. Não apenas isso, como uma história recente do TechCrunch aponta, os tokens também geram melhores incentivos para o capital inicial de startups.

Esqueça software e aplicativos

Se um airdrop incentivar o boca-a-boca para se tornar viral para uma solução particular de projeto de criptomoedas ou blockchain, uma ICO é um poderoso motivador para aumentar o interesse, a atenção, o suporte e o capital para um projeto.

Esqueça software e aplicativos, criptomoedas e tokens estão dominando o mundo. Com o lançamento da Bakkt em novembro de 2018 e com a chegada do Ethereum Futures, estamos praticamente certos de que os ETFs da Bitcoin serão aprovados pela SEC nos próximos meses. Como você acha que esses eventos podem impactar o preço do Bitcoin e o valor de mercado das criptomoedas? Pode ser positivo, muito positivo.

Em 2018, a adoção generalizada da economia digital ainda não começou. Já existe uma corrida para se tornar a próxima plataforma dApp expansível e a principal blockchain pública. E se os Ethereums, NEOs e Waves de hoje fossem substituídos por “computadores da Internet” mais maduros e paradigmas de blockchain que poderiam escalar as criptomoedas e os tokens ainda melhor para adoção em massa?

O investimento da IBM em blockchain está dando frutos. O Alibaba possui uma enorme quantidade de patentes blockchain. Sabemos que a adoção de blockchain está amadurecendo rapidamente no espaço corporativo, bancário e FinTech. Blockchain está sendo adotado por muitas das maiores empresas do mundo hoje.

O software, a nuvem e os aplicativos ainda são plataformas surpreendentes para a escalabilidade da tecnologia. A inteligência artificial está amadurecendo e moldando um novo cosmo de negócios e satisfação do consumidor em todos os setores. A economia simbólica poderia ser uma nova camada radical de transações e confiança em cima dessas novas conexões.

A cripteconomia e a economia de tokens poderiam permitir novas formas de governança que descentralizam radicalmente a maneira como consideramos as hierarquias de negócios, a tomada de decisões e as organizações – forçando-as a prestar mais contas ao “bem comum”. A confiança do consumidor em empresas como Facebook, Google, Amazon, Microsoft e outros está sob ameaça em 2018, isso é um eufemismo.