Beam descobriu “vulnerabilidade crítica” em sua carteira

Beam descobriu “vulnerabilidade crítica” em sua carteira

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

No começo do mês a Beam, uma nova criptomoeda, foi lançada em sua rede principal. A moeda chamou bastante atenção por ser a primeira a adotar o protocolo Mimblewimble, garantindo a privacidade total de seus usuários. Porém, menos de uma semana depois, os desenvolvedores descobriram uma “vulnerabilidade crítica” em sua carteira e recomendaram a desinstalação do software.

O anúncio foi feito no Twitter oficial da equipe de desenvolvimento:

“Vulnerabilidade crítica na carteira Beam

1.9.2019 20:20 GMT

A vulnerabilidade crítica foi encontrada na carteira Beam hoje.

A vulnerabilidade foi descoberta pelo time de desenvolvimento e não foi relatada em nenhum outro lugar.

A vulnerabilidade afeta todas as versões anteriores da carteira Beam, tanto para desktop quanto para a versão ILC”.

Nos tweets que seguem a thread, a equipe do Beam recomendou que os usuários desinstalassem a carteira imediatamente e baixassem de novo uma versão com o erro corrigido. A página do GitHub do projeto diz que “Detalhes da vulnerabilidade e do CVE não serão publicados antes do período de uma semana para evitar exploits”.

Na página também foi informado que:

“A vulnerabilidade afeta todas as versões anteriores da carteira Beam, tanto para desktop quando para ILC. Não delete o banco de dados ou qualquer outro dado da carteira. A vulnerabilidade não afeta os dados da carteira, senhas e chaves de segurança”.

No tweet de anúncio e na página GitHub a equipe também esclarece que o problema foi encontrado exclusivamente pelo time de desenvolvedores. Isso quer dizer que ninguém explorou o erro (supostamente) antes de avisar sobre o problema para os desenvolvedores.

Já no Discord, o CTO da Beam, Alex Romanov, disse que o problema já foi corrigido e que as mineradoras e nodes não foram afetados.

Apesar das informações de que o problema já foi solucionado, alguns usuários da carteira notaram que, ao baixar a nova versão, supostamente corrigida, o número a versão é exatamente o mesmo que o da carteira anterior, o que é não algo comum no desenvolvimento de aplicativos.

A descoberta da vulnerabilidade e falta de informações concretas pode fazer com que a Beam tenha um problema de confiança que pode ser muito prejudicial logo no começo da sua carreira.

Veja 3 dicas importantes para escolher uma boa exchange!