Basis encerra operações e anuncia devolução de investimentos

Basis encerra operações e anuncia devolução de investimentos

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

A Basis é uma das startups de stablecoins mais conhecidas e a com maior financiamento do mercado. Mas, infelizmente, a equipe anunciou que está fechando o projeto e vai devolver os fundos restantes para os investidores. A notícia foi lançada no site oficial da stablecoin.

O comunicado, assinado pelo CEO da empresa Nader Al-Naji, afirma que o motivo para o fim do projeto são as dificuldades regulatórias. Essa notícia é ainda mais chocante, considerando que as stablecoins estão em uma onda de adoção em todo o mundo.

“Nós consideramos muitas alternativas para lançar o projeto de acordo com os limites regulatórios e ainda manter o nosso produto competitivo e chamativo. Porém, no fim, não acho que nenhuma das alternativas era boa o suficiente para os nossos usuários ou investidores ou consistente o suficiente com a nossa visão”, diz o comunicado de Nader Al-Naji.

Originalmente chamada de Basecoin, o Basis tinha um financiamento de US$133 milhões para criar uma stablecoin. O fundador frequentemente descrevia o projeto como uma maneira de usar o código para manter a estabilidade da moeda, da mesma maneira que a Reserva Federal dos EUA faz com o dólar.

O projeto tinha apoio de muitos nomes importantes da criptoeconomia e também de grandes nomes do Capital de Risco, como a Andreessen Horowitz, Bain Capital Ventures, Lightspeed Ventures e GV (antiga Google Ventures).

A empresa também postou um tweet para falar sobre o fechamento do seu projeto para os investidores e apoiadores.

“Nós oferecemos nossos sinceros agradecimentos para todos que nos deram apoio na nossa missão de criar um sistema monetário melhor. Até a próxima”.

Claro que esse não é realmente o fim das preocupações da Basis. Afinal, muitos investidores querem seus investimentos de volta, e, apesar da empresa já ter declarado que vai devolver o dinheiro, é bem comum que esses processos gerem certo atrito.

No próprio Twitter é fácil encontrar pessoas preocupadas com o retorno do investimento. Quem contribuiu com Ethereum, por exemplo, vai receber a mesma quantidade de ETH ou vai receber o mesmo valor em dólares na época? Considerando que o ETH caiu quase 90% durante o ano, essa é uma pergunta que deve ser esclarecida pela empresa.

Você conhece as Bitcoin Faucets? Confira mais sobre esse assunto: Bitcoin Faucet, o que você precisa saber sobre esses sites