Bank of England pode entrar na corrida do lançamento de uma moeda digital

Bank of England pode entrar na corrida do lançamento de uma moeda digital

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

De fato, 2020 pode ser o ano em que os bancos centrais de todo o mundo acelerarão suas moedas digitais. Logo após o start da China, outros países começaram a correr na direção do lançamento de um CBDC. Mesmo estando um pouco atrasado, o Bank of England decidiu se juntar a corrida e adicionou suporte à moeda digital do banco central.

De acordo com Sarah John diretora do Bank of England, é crucial que os bancos centrais tomem medidas rápidas para que não sejam dominados pelas empresas privadas. Embora não haja um pronunciamento oficial do banco a respeito, a visão da funcionária responsável pela emissão de notas no banco não causa espanto. A aceleração mundial em torno de um ativo estável faz com que o Reino Unido também queira tomar uma posição para poder enfrentar gigantes tecnológicos, como o Facebook e grandes potências, como a China.

Ademais, Sarah afirma que deseja o equilíbrio entre o setor público e privado.

“É absolutamente correto que os bancos centrais pensem se um setor público ou privado seria o melhor para fornecer uma moeda digital no futuro”.

Além disso, a chefe de caixa do banco afirmou que os bancos centrais precisam estar alerta, pois a tecnologia avança muito rápido. Sendo assim, se permanecerem desatentos, podem entregar o controle completo da gestão do dinheiro para o setor privado.

Certamente Sarah John não está sozinha nessa jornada. De acordo com o governador do Bank of England, moedas digitais do banco central poderiam substituir o dólar como uma moeda global. Além disso, Mark Carney acredita que uma moeda digital pode reduzir a influência dos EUA no ciclo financeiro global. Dessa maneira, haveria uma redução da volatilidade nos fluxos de capital para as economias de mercado emergentes.

Sem dúvida o Reino Unido é um país que tem uma visão branda em relação aos ativos digitais. Só para exemplificar, em 2020 o principal regulador financeiro do Reino Unido, a Financial Conduct Authority publicou uma lista de empregos para contratar especialistas em criptoativos.

De fato, um CBDC poderia ter uma aceitação maior da população que uma stablecoin de uma empresa como o Facebook. Segundo a enquete do Financial Times, os indivíduos têm uma desconfiança em relação aos planos do dinheiro digital de um gigante tecnológico. Dessa maneira, uma Libra digital apoiada pelo Bank of England pode superar o Libra digital apoiado pelo Facebook.

 

Clique aqui para ler: Troque anonimamente o Bitcoin por Monero

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: