Bank of America vai registrar patente para sistema de armazenamento de criptomoedas

Bank of America vai registrar patente para sistema de armazenamento de criptomoedas

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bank of America, a segunda maior instituição bancária dos Estados Unidos, apresentou outro pedido de patente para um sistema que gerencia o armazenamento de criptomoedas em um ambiente corporativo.

Documentos públicos publicados na quinta-feira pelo Escritório de Patentes e Marcas Comerciais dos Estados Unidos (USPTO) mostram que a empresa, sediada em Charlotte, Carolina do Norte, aprofundou sua pesquisa sobre a obtenção de chaves privadas em uma organização institucional. A empresa solicitou pela primeira vez esta patente em abril.

A patente, que detalha especificamente como um dispositivo de computação gerenciaria tags de criptomoedas em blockchain, é a continuação de uma proposta para um sistema de armazenamento em cofre virtual com criptomoeda que o Bank of America começou a desenvolver em 2014.

Patente prevê crescimento estrondoso das criptomoedas

A patente prevê um futuro em que as criptomoedas são amplamente adotadas pelo público em geral, mas que os consumidores ainda confiam seus fundos a custodiantes, como bancos, em vez de manter suas próprias chaves privadas.

Os autores escreveram:

“As empresas podem lidar com um grande número de transações financeiras diariamente. Com o avanço da tecnologia, as transações financeiras envolvendo criptomoedas tornaram-se mais comuns. Para algumas empresas, pode ser desejável armazenar com segurança a criptomoeda.”

Juntamente com gigantes corporativos como Walmart e IBM, o Bank of America tem sido um dos investidores mais prolíficos dos Estados Unidos em pesquisa de blockchain. A empresa solicitou dezenas de patentes blockchain ao longo dos anos, incluindo algumas que envolvem criptomoeda em alguma capacidade.

Além de seu sistema de armazenamento on-line, o banco também solicitou uma patente para um sistema de armazenamento a frio, bem como sistemas através dos quais poderia facilitar o pagamento de criptomoedas e a conversão em tempo real.

Bank of America já criticaram o Bitcoin e disseram que é uma “ameaça aos bancos”

No entanto, isso não quer dizer que o banco está otimista sobre o bitcoin e seus pares, pelo menos em suas formas atuais e descentralizadas. Executivos do Bank of America criticaram o bitcoin em várias ocasiões, dizendo em várias ocasiões que é um sistema de pagamento “problemático” e que os investidores não devem ser otimistas quanto ao seu potencial como investimento especulativo.

A empresa também proibiu os clientes de usarem cartões de crédito emitidos pelo Bank of America para comprar criptomoedas.

No entanto, o banco admitiu em seu último relatório anual que a adoção de criptomoedas é uma ameaça ao seu modelo de negócios.