Bancos europeus lançam startup Blockchain em conjunto, para atender pequenas e médias empresas

Bancos europeus lançam startup Blockchain em conjunto, para atender pequenas e médias empresas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um grupo de grandes instituições financeiras europeias formaram conjuntamente uma startup de pós-comércio em Blockchain, criado especificamente para pequenas e médias empresas (PME).

De acordo com um anúncio, os bancos envolvidos criaram uma parceria em junho de 2016 para desenvolver uma infra-estrutura pós-comercial com base na tecnologia de Livros distribuídos. Esse acordo já resultou no lançamento da LiquidShare, que visa oferecer às PME um maior acesso aos mercados de capitais e reduzir os custos de transações pós-negociação, ao mesmo tempo que traz maior segurança e transparência.

Os acionistas que fornecerão apoio financeiro para o empreendimento incluem os bancos de investimento europeus BNP Paribas, Caisse des Dépôts, Euroclear, Société Générale, S2IEM e CACEIS , bem como a bolsa de valores pan-européia Euronext.

Com um elenco de nomes familiares, a maioria dos participantes já demonstraram interesse de se envolver no desenvolvimento Blockchain.

O BNP Paribas Securities Services , subsidiária do BNP Paribas, por exemplo, desenvolveu uma plataforma de distribuição de fundos usando a tecnologia blockchain com o gerente de investimentos AXA. Além disso, no início deste ano, a Euroclear anunciou a expansão de sua plataforma de negociação de ouro baseada em Blockchain, que poderia haver um lançamento completo ainda este ano (leia mais sobre isso clicando aqui).

O ex-chefe do banco de transações globais no Deutsch Bank na França, Thibaud de Maintenant, foi nomeado como chefe da LiquidShare. Juntando-se a ele como presidente do conselho de supervisão, Anthony Attia, um membro do conselho de administração da Euronext.

Via: Coindesk.com
Tradução: Guia do Bitcoin