Banco Nacional de Abu Dhabi anuncia inclusão da cadeia Blockchain da Ripple

Banco Nacional de Abu Dhabi anuncia inclusão da cadeia Blockchain da Ripple

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

NBAD anuncia a inclusão da tecnologia blockchain para a transferência de fundos transfronteiriços, tornando-se o primeiro banco do Oriente Médio a fazê-lo. 

A indústria Blockchain no Oriente Médio é impulsionada pelos Emirados Árabes Unidos (EAU). O Banco Nacional de Abu Dhabi, mais conhecido como NBAD é a primeira instituição do setor financeiro do pais a entrar na onda da blockchain. Tornando-se o primeiro banco no Oriente Médio a usar a tecnologia blockchain para pagamentos transfronteiriços em tempo real.

O sistema de transferência de fundos com base na blockchain implementado pelo NBAD usa tecnologia financeira Distribuído pela Ripple. Atualmente, o serviço está limitado à própria rede do banco. O banco divulgou um comunicado ontem 01/02 anunciando a nova adição do recurso. De acordo com o NBAD, a oferta de blocos de correntes da Ripple foi considerada compatível com a infra-estrutura existente no banco. Espera-se que a implementação melhore o tempo de entrega, oferecendo custos claros e visibilidade no processo de transação.

A implementação do protocolo Ripple irá potencialmente reduzir os custos transfronteiriços de transação, um benefício que a NBAD pretende transmitir aos seus clientes. O comunicado cita Ramana Kumar, Diretor Executivo e Diretor de Negócios da GTB e Gerência de Produtos.

“Na NBAD, nos esforçamos para garantir que nossas ofertas sejam eficientes e transparentes. A tecnologia Blockchain transforma e pavimenta uma nova forma de atingir nossos objetivos e servir melhor nossos clientes, agregando valor através de acessibilidade e transparência. Como um primeiro adotante e primeiro banco a entrar na Ripple, a NBAD oferece soluções inovadoras para as necessidades de pagamentos dos nossos clientes. “

A adoção da tecnologia da Ripple coloca a NBAD na crescente lista de instituições bancárias, que inclui o Santander, o Standard Chartered e o UniCredit. Esses bancos também oferecem soluções baseadas em blockchain para seus clientes. Além disso, dada a posição dos Emirados Árabes Unidos como o quarto maior país remetente de remessas do mundo, os clientes se beneficiarão muito com os menores custos de transação, possíveis atraves da implementação de blocos.

O governo de Dubai tem incentivado a aplicação em larga escala da tecnologia blockchain. O banco líder do Emirado, Emirates NBD também está trabalhando junto com o maior banco indiano, o ICICI Bank e TI Infosys em projetos de serviços financeiros baseados em blockchain. Além disso, Dubai pode em breve começar a usar a tecnologia blockchain para aplicações relacionadas com o governo também.

Fonte: newsbtc.com
Adaptação/tradução: Guia do Bitcoin