Banco Mundial elogia Ripple e xRapid

Banco Mundial elogia Ripple e xRapid

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

No dia 26 de março de 2019, o Banco Mundial publicou um artigo elogiando a tecnologia de blockchain e dizendo que os sistemas distribuídos possuem o potencial de impactar positivamente a vida de milhões de indivíduos, especialmente em países com pouco desenvolvimento econômico.

“Métodos de pagamento internacionais com tecnologia distribuída (DLT), oferecem um caminho otimista para melhorias dramáticas na vida de milhões de pessoas em econômicas emergentes. A DLT poderia melhorar a rastreabilidade de transações e reduzir o preço de adequações com normas para cadeias de suprimento, estimulando atividades econômicas em certos países.”, diz o artigo.

O problema com as redes tradicionais de transações é que elas não são eficientes. O Banco Mundial afirma que as regiões onde esses serviços são necessários, os custos para transações são muito altos.

“Transferências internacionais são mais caras exatamente nos lugares onde são mais necessárias. A região da África subsaariana ainda tem as taxas mais altas para enviar dinheiro, com um total de 8.97% de custo.

Inovações para transferências internacionais podem ajudar a reduzir o custo operacional desses serviços. A blockchain está mudando o negócio de transferências e a Ripple está liderando essa revolução.”

No artigo, o Banco Mundial falou sobre diferentes tecnologias que já estão sendo desenvolvidas, porém, se mostrou mais otimista em relação a Ripple. De acordo com a instituição, o progresso da xRapid é uma experiência de sucesso, diminuindo os custos associados com as transferências bancárias em até 70%.

“Em 2018, a Ripple, uma companhia de FinTech, desenvolveu o xRapid, uma solução de pagamentos com base na tecnologia DLT usado no competitivo corredor EUA-México. Instituições financeiras envolvidas no teste piloto economizaram de 40% a 70% em custos operacionais e o tempo para transferência foi de pouco mais de 2 minutos.”

Esses números não são casos isolados, um relatório reportado pela Ethereum World News mostra que um recente estudo da Blockdata confirma que as transações com XRP são centenas de vezes mais rápidas e baratas do que a maioria dos meios eficientes usados hoje em dia.

Veja também: OMG tem pump de 12% depois de uma “fake news”