Banco do Canadá: as moedas digitais precisam de regulação para terem sucesso

Banco do Canadá: as moedas digitais precisam de regulação para terem sucesso

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Pesquisadores do banco central do Canadá argumentam que as moedas digitais, como o bitcoin, não terão êxito a longo prazo sem algum tipo de envolvimento do governo.

Um documento publicado nesta semana por pesquisadores do Banco do Canadá examina a viabilidade da moeda digital, com base em exemplos passados ​​de moeda canadense – notas públicas “Dominion” e notas de banco privadas dos séculos XIX-XX.

A liberação do relatório segue o trabalho dentro do banco central canadense em um sistema do protótipo para emitir uma moeda digital suportada pelo banco central. Chamado de projeto “Jasper”, a iniciativa do Banco do Canadá irá explorar a construção de um sistema de pagamentos usando a tecnologia, mas os sinais indicam que mais trabalho será necessário antes que possa um dia chegar a escala comercial.

Embora não relacionado diretamente com o trabalho do Projeto Jasper, o trabalho de pesquisa oferece uma janela para o pensamento entre os pesquisadores do banco central sobre o tema das moedas digitais. Entre as afirmações do banco: o bitcoin e outras moedas digitais privadas podem florescer, no entanto, eles precisarão de apoio do governo para manter os consumidores seguros.

Os autores do relatório declararam:

“Concluímos que divisas digitais privadas bem projetadas e gerenciadas poderiam circular amplamente, mas apenas com a regulamentação governamental apropriada para garantir sua segurança, solidez e uniformidade”.

O Banco do Canadá já manifestou suas preocupações sobre moeda digital, dizendo em novembro de 2015 que a popularidade da moeda digital poderia diminuir a eficácia da política monetária.

O Banco do Canadá conclui que as lições aprendidas com a história monetária devem ser aplicadas ao determinar o efeito que as moedas públicas e privadas concorrentes terão. Notavelmente, o jornal também sugere que as moedas digitais apoiadas por bancos centrais não estão garantidas para oprimir opções privadas como o bitcoin.

“Um banco central pode sempre colocar sua moeda digital em circulação, mas sua moeda digital não expulsará necessariamente as moedas digitais privadas existentes”, escreveram os autores.

Participe da nossa pesquisa sobre Regulamentação de Moedas Digitais, e deixe o seu voto:

Via: Coindesk
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin