HomeBanco de Gana testa o primeiro CBDC de propósito geral da África

Banco de Gana testa o primeiro CBDC de propósito geral da África

Alice Leetham

Por meio de uma parceria com a Giesecke + Devrient, o banco central testará o e-cedi, uma versão digital da moeda nacional de Gana

De acordo com um comunicado de imprensa de ontem, o Banco de Gana testará a primeira moeda digital do banco central de propósito geral da África (CBDC). O banco central fez parceria com o provedor de tecnologia de segurança Giesecke + Devrient (G + D) para lançar o esquema.

O teste precederá o lançamento completo de uma versão digital do cedi, a moeda nacional de Gana. O e-cedi complementará o dinheiro físico e conduzirá uma infraestrutura de pagamentos digitais diversificada na qual as pessoas podem participar sem a necessidade de uma conta bancária.

Com sede em Munique, a G + D oferece serviços como cartões inteligentes, impressão de notas e títulos e sistemas de manuseio de dinheiro. A solução CBDC da G + D, Filia, será adaptada para as necessidades de Gana e fornece conformidade regulatória e proteção de dados do usuário. Além de garantir forte resiliência, disponibilidade e segurança, Filia também funciona quando não há conexão de rede, facilitando pagamentos offline seguros e consecutivos.

O CEO do setor de tecnologia de moeda da G + D, Wolfram Seidemann, disse: Os bancos centrais de todo o mundo estão explorando a introdução de dinheiro digital como moeda de curso legal. O governo de Gana é um dos primeiros países africanos a entrar agora na fase piloto. Temos orgulho de apoiar Gana com nossa tecnologia e experiência”.

O país também está digitalizando seus serviços governamentais como parte da Agenda Digital de Gana, da qual este projeto piloto é parte integrante. Na fase inicial de concepção do projeto, os requisitos regulamentares, econômicos e técnicos de Gana serão determinados para que o Filia possa ser adequadamente adaptado.

A próxima etapa do processo envolverá o piloto real da tecnologia por meio de testes de campo de diferentes canais de pagamento, como cartões inteligentes e aplicativos móveis, por um grupo de testadores de várias origens sociais e econômicas.

Enquanto o piloto está em andamento, o Banco de Gana avaliará as implicações legais do CBDC, bem como seu efeito no sistema de pagamentos e na política monetária. Os usuários finais do e-cedi também serão entrevistados para avaliar o nível de aceitação da nova forma de moeda.

O Governador do Banco de Gana, Dr. Ernest Addison, explicou: “O CBDC apresenta uma grande oportunidade para construir um setor financeiro robusto, inclusivo, competitivo e sustentável, liderado pelo Banco Central. Ao que tudo indica, o conceito tem um papel significativo a desempenhar no futuro da prestação de serviços financeiros em todo o mundo. Este projeto é um passo significativo para que o Gana aproveite ao máximo este conceito emergente.”

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.