Banco da Inglaterra publica conclusões sobre criptomoedas

Banco da Inglaterra publica conclusões sobre criptomoedas

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em um momento em que a emissão de uma moeda virtual do banco central ainda é controversa e pouco estudada, o Banco da Inglaterra publicou um documento de trabalho que examinou mais profundamente os riscos associados ao que chama de “CBDCs”, ou criptomoedas criadas por bancos centrais, sigla em inglês.

O banco central explorou três diferentes possibilidades de tal moeda, cada uma com um nível diferente de acesso público:

Um modelo de acesso restrito no qual apenas bancos e outras instituições financeiras credenciadas (NBFIs) podem usá-las; um modelo semi-restrito em que as famílias e as empresas têm acesso a elas apenas indiretamente (ou seja, como um backbone para transferências); e um modelo totalmente irrestrito, onde todos podem usá-las à vontade.

Embora seja improvável que possamos ver uma criptomoeda no banco central a qualquer momento no futuro imediato, este documento estabelece as bases teóricas de como isso funcionaria em vários contextos.

O fenômeno também despertou o interesse do poder executivo da Suíça, que apresentou uma proposta ao parlamento para estudar os efeitos de um e-franc.

No entanto, o banco central do país pode resistir à ideia, já que a instituição parece convencida de que isso exacerbaria a situação de banco, porque tal fenômeno mudaria seu papel na economia. De acordo com seu documento, o Banco da Inglaterra discorda parcialmente dessa noção.

“Poder-se-ia argumentar que uma corrida a um único banco pode ser suficiente para desencadear problemas sistêmicos do setor financeiro, e que a presença do CBDC torna essa corrida mais provável devido ao seu sistema eletrônico. Mas isso não é convincente. A razão é que os depósitos bancários em diferentes instituições financeiras também são eletrônicos e fáceis de usar, e uma corrida que move depósitos existentes de uma única instituição com problemas para outras instituições a esse respeito não é fundamentalmente diferente de uma corrida via CBDC. Mas tal corrida é perfeitamente possível hoje, em um mundo sem CBDC. Isso não pode, portanto, ser um argumento contra a CBDC ”, escreveu o banco em seu artigo.

O restante do artigo segue o raciocínio de que ter CBDC não afetaria significativamente a estabilidade financeira de uma forma ou de outra, como acontece com outros produtos. O Banco da Inglaterra concluiu que não é inerentemente perigoso ou ameaçador implementar tal sistema, desde que seja implementado com cautela e “de maneira ordenada”.

Fonte: https://cryptovest.com/news/bank-of-england-publishes-findings-on-central-bank-cryptocurrencies/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/