Banco da Coréia lança painel consultivo jurídico para o desenvolvimento do CBDC

Banco da Coréia lança painel consultivo jurídico para o desenvolvimento do CBDC

By Harshini Nag - min. de leitura
Bandeira da Coreia do Sul

Isso faz parte de uma série de iniciativas lançadas pelo banco central para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento em relação ao CBDC do país

O Banco da Coréia anunciou a criação de um grupo de assessoria jurídica de seis membros para assessorar, avaliar e revisar possíveis questões legais em torno da moeda digital do Banco Central da Coréia do Sul (CBDC). O anúncio ocorre depois que o país lançou um novo programa piloto focado nos CBDCs em abril.

Nos últimos meses, houve uma mudança considerável da política de “esperar para ver” da Coréia nos CBDCs, já que muitos países como China, Japão e EUA aumentaram seus esforços de pesquisa e forçaram a Coréia a adotar uma abordagem mais direta.

De acordo com um comunicado de imprensa do banco hoje, o painel é composto por três professores, dois advogados e um funcionário do Banco da Coréia. Espera-se que eles forneçam consultas legais sobre questões que possam surgir se o país avançar e lançar um CBDC. Embora a Coréia esteja considerando emitir uma moeda digital apoiada pelo Estado nos últimos anos, as autoridades foram rápidas em esclarecer que as medidas para aumentar a pesquisa não são uma indicação de uma posição alterada da Coréia no CBDC.

O grupo de assessoria jurídica deve operar até pelo menos maio de 2021, momento em que a Coréia do Sul espera ter um roteiro para quaisquer planos do CBDC. Segundo um relatório local, a iniciativa faz parte do programa piloto de 22 meses do Banco da Coréia, lançado em abril. Os relatórios sugerem que o Banco da Coréia espera aprimorar suas pesquisas para concluir um teste piloto de emissão de moedas digitais até o final do próximo ano.

Destacando a necessidade de um conselho jurídico competente em tal iniciativa, um funcionário do banco central disse: “Criamos o grupo consultivo para discutir questões legais em torno de um CBDC e descobrir quais leis precisam ser revisadas ou promulgadas para um progresso suave no processo. Possível emissão de moeda digital do BOK. ”

Recentemente, durante a comemoração do 70º aniversário do Banco, o governador do Banco da Coréia, Lee yu-Jeol, sublinhou a importância de maior pesquisa e desenvolvimento para moedas digitais apoiadas pelo Estado, dizendo: “a inovação digital é uma tarefa crucial. Os credores privados, assim como os bancos centrais, devem adotar em meio ao aumento dos pagamentos sem contato. ”

A Coréia do Sul já pode estar ficando para trás de outros países como China e Japão na corrida para lançar um CBDC. Glen Woo, do Ledger, previu hoje que a China pode ser o primeiro país a lançar seu próprio CBDC. Com bancos centrais de países em desenvolvimento em todo o mundo considerando o CBDC, a Coréia do Sul poderá em breve acelerar suas próprias iniciativas de moeda digital.